A Divisão Regional do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Vale do Juruá realizou, na última semana, uma ação educativa na Escola Estadual Cunha Vasconcelos, em Rodrigues Alves, em alusão à campanha Maio Laranja, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com o Conselho Tutelar do município.

Com o tema Educação Financeira, a proposta teve como objetivo conscientizar os adolescentes sobre a influência da mídia e da cultura do consumo em suas vidas, destacando a importância de desenvolver o consumo consciente.
Durante a atividade, os estudantes participaram de palestras, dinâmicas e rodas de conversa que abordaram de forma reflexiva e prática temas como promoção da autonomia, desenvolvimento do senso crítico e valorização pessoal.

Vasco Júnior, coordenador do Procon no Juruá, ressaltou a importância da atividade. “Educar financeiramente é também uma forma de proteger. Quando o adolescente compreende seu valor, entende o real significado do consumo e aprende a dizer não, ele se fortalece emocionalmente e se torna menos vulnerável a propostas e situações de risco”, salienta.
Responsável pelo setor de Educação para o Consumo do Procon no Juruá, Sandra Rocha destaca que a educação financeira nas escolas é mais do que apenas aprender a economizar dinheiro, mas sobre preparar as crianças e adolescentes para a vida adulta, ensinando habilidades essenciais de consumir com responsabilidade.
“Nessa campanha o objetivo principal foi conscientizar as crianças e adolescentes que é possível sim os mesmos alcançarem seus objetivos financeiros de forma assertiva, evitando armadilhas impostas pela mídia e do meio em que convivem independente da classe social em que pertencem, e saibam identificar situações de risco disfarçados de oportunidades”, enfatizou.
O conselheiro tutelar Doverlei Coelho destacou os benefícios e o impacto positivo que a ação traz à comunidade: “Essa ação vai muito além da sala de aula. Ela oferece ferramentas para que os adolescentes saibam identificar perigos e tenham consciência de seus direitos. É um trabalho preventivo essencial, que protege nossas crianças e adolescentes de situações de exploração”.
O diretor da escola, Nilton Souza, reforçou que a educação para o consumo é muito importante na vida da criança e do adolescente, fazendo com que ele realmente consuma de forma responsável. “A falta de informação faz com que o adolescente tome rumo ignorado, muitas vezes não conseguindo sair da situação difícil”, ressaltou.