Todos os anos a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, entre os meses de março e abril, a edição do Programa Saúde na Comunidade, levando atendimento médico às comunidades isoladas pela dificuldade de locomoção.
Muitos são os obstáculos enfrentados pela equipe, que organiza toda a logística de materiais e alimentação cerca de oito meses antes.
De acordo com a coordenadora do programa, Rejane Almeida, são mais de 62 pessoas trabalhando na equipe, para levar atendimento durante os 30 dias de viagem. Esse é o segundo atendimento no Projeto de Assentamento Cajazeiras.
“Nós começamos os atendimentos dia 14. Já atendemos o Projeto de assentamento Barro Alto e agora estamos no Cajazeiras com os mesmos serviços, exceto hoje que estão acontecendo pequenas cirurgias e oftalmologia. Esse é o diferencial nessa ação fluvial deste ano.”
Nesse sábado (18), no assentamento Barro Alto, 207 pessoas foram atendidas e mais de 2.400 procedimentos realizados. As comunidades contempladas foram Água Preta, Dois Irmãos e União Floresta que compõem o assentamento. Cerca de 160 famílias atendidas, além dos ribeirinhos próximos a comunidade.
Segundo a coordenadora Rejane, no local foram ofertadas consultas médicas e realizadas análise de lâminas para leishmaniose.
“O Riozinho do Rola é uma área endêmica para a doença por isso trouxemos esse serviço. Além de clínico geral, entrega de medicamentos, coleta de PCCU, pré-natal, exames de teste rápido, inclusive os de covid, vacinação, acompanhamento de bolsa família e vacinação antirrábica.”
Ainda de acordo com a coordenadora, o número de atendimentos aumentou se comparado ao ano passado. Estima-se um atendimento de 3 mil pessoas ao término desses trinta dias.
Para a secretária da Semsa, Sheila Andrade, é gratificante oferecer por mais um ano esses serviços.
“Quero aqui agradecer a toda a equipe da Semsa porque não é fácil e são pessoas muito guerreiras que vêm pra cá. Nós acreditamos que devemos levar saúde aos quatro cantos de Rio Branco e aqui estamos pela segunda vez nessa comunidade Cajazeiras trazendo saúde.”
Dona Raimunda Souza, de 81 anos, mora no assentamento desde 2013, e disse estar satisfeita com os serviços do itinerante.
“Bem atendida, graças a Deus! Não precisa acordar de madrugada para ir no posto. Muito bom.
“Estão todos satisfeitos, não só aqui, Vai se Ver, Espalha, Passagem e Bom destino. A equipe está de parabéns por essa força que é o Saúde Itinerante da prefeitura para esse pessoal”, destacou o agricultor Antônio Augusto.
A presidente da Associação de Moradores, Roselina Queiroz, completou que todo mundo fica feliz com o atendimento.
“Excelente! É uma equipe boa e eles atendem a gente perfeitamente. Eles trouxeram cortinado, pasta de dente, escovas, não só remédios, como outras coisas também e não saem enquanto não atendem a última pessoa.”
O atendimento odontológico é sempre um dos mais procurados, mas o diferencial este ano está na oferta de pequenas cirurgias e atendimento oftalmológico. Este último é realizado por meio do projeto “Veja Mais Brasil”.
Cerca de 60 pessoas da comunidade passaram por avaliação detalhada através de equipamentos de alta tecnologia, que além de checar a necessidade do uso de óculos, detecta doenças como glaucoma, catarata, entre outras.
O agricultor, Ocebíades Sena aproveitou a oportunidade: “É uma benção para gente aqui na comunidade, que não tem. Se a gente quiser tem que ir na clínica e aqui está à disposição. Já aproveitei pra vir fazer o exame de vista. Pelo atendimento dos agentes que estão aí, nota dez.”
“Vim fazer uma pequena cirurgia e fiz PCCU, e agora vou para o dentista. Está ótimo! Para mim está uma maravilha”, disse a dona de casa, Elisângela Pereira.
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom disse que o trabalho realizado pelo Saúde Itinerante é gratificante.
“O que a nossa secretaria de Saúde está fazendo já, desde o primeiro ano de mandato, é algo que me gratifica muito como ser humano, como uma pessoa que acredita em Deus e que está aqui para servir. Estou muito feliz em chegar aqui e ver esse trabalho lindo, inclusive com pequenas cirurgias.”
E completou: “Muito obrigado aos mais de 70 profissionais que se empenharam e estão envolvidos nesse projeto. Estamos trazendo dignidade para a nossa população que tanto sofre e tanto precisa”.