Menu

Queda nas queimadas não melhora qualidade do ar em Rio Branco

Queimadas caem mais de 70% no Acre, mas Rio Branco segue como cidade mais poluída do Brasil

Foto: Reprodução/IQAir

O estado do Acre observou uma redução drástica de 72,84% nos focos de queimadas nos primeiros 21 dias de outubro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os pontos de incêndio caíram de 1.797 em 2024 para 488 este ano. Como um dado positivo adicional, o Inpe informou que não houve novos registros de queimadas nas últimas 48 horas.

A tendência de queda é ainda mais acentuada no acumulado do ano. Considerando o período de 1º de janeiro a 21 de outubro, a diminuição de focos de incêndio atingiu 75%, caindo de 8.390 registros em 2024 para 2.080 em 2025.

Apesar da diminuição significativa dos incêndios, a qualidade do ar em Rio Branco não melhorou proporcionalmente. Nesta quarta-feira (22), a capital acreana foi classificada como a cidade mais poluída do Brasil, de acordo com a plataforma de monitoramento suíça IQAir. Às 10h da manhã, o índice de poluição era de 21,7 µg/m³, um nível 4,3 vezes maior que o valor de referência estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ranking nacional de poluição, Manaus e Campinas apareciam logo após Rio Branco.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS