A Escola de Música do Acre (Emac), sediada em Rio Branco, iniciou a semana com mais uma edição da série Concertos Didáticos. O recital, realizado nesta segunda-feira, 18, contou com a apresentação da professora de canto coral e técnica vocal All Souza e destacou a diversidade de estilos trabalhados na instituição, que vão do popular ao erudito.
Segundo a docente, o objetivo foi reforçar a riqueza cultural que a escola oferece. “A ideia é mostrar que a Escola de Música é diversificada em questão de voz. Trabalhamos desde o popular até o erudito. Como a demanda de canto erudito na cidade é pequena, aproveitamos o espaço da escola para expandir mais esse universo”, explicou.

O aluno Pedro Henrique Lima, de 13 anos, que estuda bateria na instituição há três anos, avaliou a experiência como enriquecedora. “Achei a apresentação ‘top’. É muito bom, porque a gente vê as produções, os projetos, e percebe o que a escola oferece. Isso acrescenta muito na nossa vivência e nos estudos”, afirmou.
Ainda conforme All Souza, os recitais também aproximam os estudantes de seus professores em uma nova perspectiva: “O professor aqui é performista. Todos nós temos nossa área e mostramos na prática que uma técnica bem aplicada, estudada e dedicada faz o aluno evoluir, tanto vocalmente quanto em um instrumento”.

O coordenador-geral da Emac, Adson Barbosa, reforçou que os recitais continuarão sendo realizados ao longo do ano, sempre com a participação de professores da instituição.
“Esses eventos são um espaço para que o professor mostre sua veia artística. Muitas vezes, em sala de aula, não há tempo para executar uma música ou compartilhar uma performance. O recital permite que os alunos vejam, na prática, aquilo que é trabalhado nas aulas”, destacou.

Atualmente, a Escola de Música atende cerca de 700 estudantes nos três turnos e oferece diversos cursos de formação musical, consolidando-se como um espaço de formação e valorização da cultura acreana.