sábado, 20 abril 2024 - 20:34
spot_img

Reparo em adutora é concluído e abastecimento volta ao normal em até 72h

Foram intensos dias de trabalho. Equipes de profissionais de Rio Branco e de São Paulo concluíram os serviços na adutora que rompeu na Estação de Tratamento de Água, ETA II. A manutenção foi finalizada na manhã desta quinta-feira (22), por volta de 7h45 com o religamento do sistema de distribuição.

Dezenas de bairros ficaram com o abastecimento comprometido. O serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Saerb, realizou intervenções para minimizar os danos. Mesmo assim, cerca de quatro regionais sofreram racionamento: Calafate, Horto, Segundo Distrito e Sobral. Essas regionais somam, aproximadamente, 53 bairros.

Rompimento

O rompimento da adutora ocorreu no dia 12 de junho, às 4h. Os técnicos do Saerb identificaram o problema e precisaram desligar o sistema. Por volta de 6h30 foi realizada uma escavação e a equipe descobriu que a solda da tubulação foi danificada.

De acordo com Antônio Lima, Diretor Técnico do Saerb, a recuperação foi iniciada e concluída na terça-feira, dia 13, mesmo assim a produção foi reduzida. Na quarta-feira, 14, mais uma vez, houve vazamentos. Outro serviço paliativo foi iniciado.

Reparo definitivo

A Prefeitura contratou uma empresa de São Paulo para fazer a solda das Luvas de 800mm. O vazamento era na tubulação conhecida como P.A.D., Polietileno de Alta Densidade. Os trabalhos reiniciaram na quarta-feira dessa semana, dia 21, por volta de 6h. Os profissionais paulistas ajudaram na solda das novas luvas da adutora.

Servidores do Saerb, da Secretaria Municipal de Cuidados com a cidade (SMCCI) e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco, Emurb, trabalharam praticamente o dia inteiro para resolver a situação. A recuperação e reparo definitivo foram concluídos na madrugada desta quinta-feira, 22, à 1h40.

Dessa forma, a captação normalizou, mas só deve chegar a todas as regionais afetadas em sua totalidade no prazo de cinco dias. Por enquanto, o abastecimento segue de forma gradativa, conforme a operação do sistema que foi religado.

 

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO