O Rio Acre ultrapassou a cota de atenção em Rio Branco ao atingir 10,63 metros na manhã desta quarta-feira (12), conforme a Defesa Civil Municipal. O nível do rio já havia superado os nove metros no fim de semana e continuou subindo, registrando um aumento de 20 centímetros em 12 horas. No acumulado das últimas 24 horas, foram registrados 12 milímetros de chuva na região.
A elevação do rio foi impulsionada por chuvas intensas no início da semana, totalizando 65 milímetros entre segunda (10) e terça-feira (11). Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, o rio vinha subindo a uma taxa de cinco centímetros por hora, aumentando o risco de transbordamentos. Além disso, o nível dos rios em Xapuri e Capixaba também está em elevação, o que pode agravar ainda mais a situação na capital acreana.
O cenário preocupa porque o leito do rio já está saturado, aumentando o risco de inundações caso o volume continue crescendo. O coordenador destacou que, dos 10 primeiros dias de fevereiro, oito registraram chuvas, enquanto em janeiro houve precipitação em 21 dos 31 dias. A previsão indica mais 19 milímetros de chuva, o que pode agravar a situação, já que os igarapés e o rio permanecem cheios.