domingo, 19 maio 2024 - 13:34
spot_img

Rio Branco é a 9ª capital com maior número de mulheres no comando de secretarias

Um levantamento feito pela Folha de São Paulo aponta que as mulheres chefiam 33,3% das secretarias municipais de Rio Branco. Com isso, a capital acreana ficou em 9º lugar no ranking entre as capitais com maior número de mulheres no comando das secretarias.

O estudo foi feito com base em dados públicos e checagem com as próprias prefeituras. Os dados, coletados de 26 de fevereiro a 7 de março, consideraram os titulares de pastas da administração direta (ligadas ao chefe do Executivo) com nomenclatura de secretaria, além de secretarias-executivas, do segundo escalão.

Do total de secretários, os homens predominam em Rio Branco, com 66,7%.

Em relação a todas as capitais pesquisadas, a Folha informou que as mulheres estão no comando em 27,5% das pastas e os homens são a grande maioria, com 72,4%. Em 6 das 26 capitais, o número de secretários ultrapassa os 80%.

A reportagem também checou outros dois cargos. Em procuradorias e controladorias, posições de confiança da gestão municipal, mulheres representam 21% e 10%, respectivamente.

De acordo com Renata Vilhena, professora associada de gestão pública da Fundação Dom Cabral e presidente do conselho do Instituto República.org, a administração pública precisa criar mecanismos que incentivem a participação de mulheres, em especial em cargos de liderança.

“Não se pode esperar que homens, brancos, heterossexuais, que hoje representam a maioria dos nossos tomadores de decisões, sejam capazes de formular políticas públicas que abarquem todas as necessidades e demandas de mulheres, pretos, população LGBTQIA+ e quilombolas, entre outros.”

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO