Menu

Rio Branco lidera ranking de qualificação de servidores públicos na Região Norte

O município de Rio Branco alcançou a primeira posição entre as cidades da Região Norte com os servidores públicos mais qualificados, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). No cenário nacional, a capital acreana ocupa a 35ª colocação geral, com 68,83% dos servidores considerados qualificados.

Resultado reflete o compromisso do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), com a modernização da gestão pública e a valorização do servidor.

A secretaria de Administração vem ampliando o acesso à formação técnica e profissional por meio de cursos, oficinas e programas de capacitação ofertados em diferentes modalidades. Entre 2024 e maio de 2025, foram registradas 24.654 participações em ações formativas presenciais e a distância, abrangendo temas como gestão pública, legislação, recursos humanos, processos administrativos e planejamento estratégico.

Somente em 2024, contabilizaram-se 14.530 participações, e até maio de 2025 já são 10.124 novas capacitações realizadas em todo o estado. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Uma das iniciativas que mais tem aproximado a administração pública dos servidores é o RH Itinerante, que percorre os municípios levando capacitação técnica, atualização normativa e atendimento direto. “O RH Itinerante aproxima a gestão de pessoas do servidor, levando conhecimento e criando um ambiente de escuta e aprendizado mútuo. A ação permite esclarecer dúvidas, alinhar práticas e construir soluções de forma conjunta com os servidores.”, explicou o secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Duarte.

A Sead mantém ainda uma página específica de Capacitação do Servidor, que reúne cursos voltados à gestão, planejamento, finanças, auditoria, recursos humanos e sistemas de gestão, promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais da administração pública. Em 2025, novas oportunidades de formação estão sendo ofertadas, como os cursos Gestão e Análise de Processo e Processo Administrativo e Sindicância: Teoria e Prática, além de treinamentos sobre o uso de sistemas administrativos.

A parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) tem garantido o acesso dos servidores acreanos a capacitações gratuitas e certificadas, fortalecendo a política estadual de qualificação permanente. Segundo o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, o resultado alcançado por Rio Branco no ranking é fruto de um trabalho planejado e contínuo. “Temos investido na qualificação como política de Estado, criando condições para que os servidores se aprimorem e ofereçam um serviço público cada vez mais moderno e próximo da sociedade”, afirmou o secretário.

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 avalia mais de 60 indicadores agrupados em 13 pilares e três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia, para medir o grau de competitividade e desenvolvimento dos municípios brasileiros. Entre os fatores analisados, o indicador de qualificação dos servidores considera o nível de escolaridade e a formação técnica dos profissionais da administração pública municipal.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS