Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) estão nas ruas auxiliando os condutores. Segundo a superintendência, os pontos de interditarão no Segundo Distrito são:
- Rua 24 de janeiro, onde ficava a antiga Câmara Municipal de Rio Branco
- Rua Drº Pereira Passos – rua do Parque Capitão Ciríaco. Interdição vai até a Ponte Coronel Sebastião Dantas, conhecida como Ponte de Concreto
- Rua Eduardo Assmar – onde fica a Gameleira
- Rua Seis de Agosto – interditada tanto pela Avenida Amadeo Barbosa quanto pela caixa d’água
- Bairro Cidade Nova – região sem acesso por nenhum lado.
- Rua Presidente Médici, que dá acesso da Via Chico Mendes para ao Estádio Arena da Floresta
A Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, ainda não está interditada. Contudo, com os acessos às ruas 24 de janeiro, Eduardo Assmar fechados e Seis de Agosto fechados, o motorista passa pela Ponte Metálica e precisa, obrigatoriamente, voltar pela Ponte de Concreto.
“Tem que voltar para o Centro da cidade pela Ponte Coronel Sebastião Dantas. O que informamos aos motoristas é que evitem circular pela Ponte Juscelino Kubitschek pelo Centro. Procure andar pela Via Verde, pela Quarta Ponte, que está um trânsito tranquilo”, orientou o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas.
Acesso ao bairro Seis de Agosto está fechado na altura da caixa d’água.
No Primeiro Distrito, a Ladeira do Bola Preta, que fica na Baixada da Sobral, está interditada porque as águas do Rio Acre invadiram a Estrada da Sobral.
O nível do Rio Acre manteve ao meio-dia a marca registrada às 9h. Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do rio estava aumentando sete centímetros em comparação com a última medição feita no domingo (3). A capital chegou a segunda maior cheia da história nesta segunda, desde que a medição começou a ser feita, em 1971.
Em 2024, já são 45 bairros e 18 comunidades rurais atingidos pela cheia em Rio Branco, e mais de 4 mil pessoas precisaram deixar suas casas segundo a prefeitura da capital, com dados desta segunda (4).
Rio Acre já invadiu a Rua 24 de Janeiro, onde ficava a Câmara Municipal de Vereadores.
Somente nos abrigos mantidos pela Prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições e escolas, são 4.063 pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil Municipal:
- Parque de Exposições Wildy Viana: 790 famílias, um total de 3.500 pessoas
- Em 10 escolas da capital: 184 famílias, um total de 563 pessoas
O índice atual também equivale a seis centímetros a mais que o registrado em 2 de abril de 2023. Naquela ocasião, o manancial detinha a segunda maior cota registrada na capital, de 17,72 metros. Eram cerca de 945 famílias com 3.041 pessoas desabrigadas.
Cotas históricas do Rio Acre
Medições na capital do estado
Fonte: Defesa Civil do Acre
Somente nos abrigos mantidos pela prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições e escolas, são mais de 4,3 mil pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil Municipal com dados de domingo.
- Parque de Exposições Wildy Viana: 469 famílias e 1.876 pessoas
- Escolas: 610 famílias e 2.431 pessoas
Oscilação
Na tarde de sábado (2), o nível do rio começou a apresentar oscilação. Depois de alcançar os 17,54 metros às 12h, o rio Acre baixou 2 centímetros às 15h e marcou 17,52 metros. Às 18h, o manancial retornou à marca de 17,54 metros (veja gráfico detalhado abaixo).
Veja evolução do nível do Rio Acre nesta segunda-feira (04) na capital
Manancial alcançou 17 metros pela 7ª vez na história, desde 1971
Fonte: Defesa Civil Municipal
Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (1º), o governo do Acre declarou emergência em saúde pública no estado em razão da cheia dos rios e o volume das chuvas que atingem 19 municípios do estado, desde o dia 21 de fevereiro. O decreto tem vigência de 180 dias.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para esta segunda-feira (04), de acordo com os dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), informa que a semana começa sem muitas mudanças no tempo em todo o Acre. O fluxo de umidade continua ativo sobre o sul da Amazônia, mantendo o tempo instável na região.
A previsão é de sol entre muitas nuvens em todo o Acre. Entre a tarde e a noite ocorrem pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões do estado.