sábado, 25 maio 2024 - 15:04
spot_img

Saerb inicia série de visitas educativas aos comércios sobre descarte consciente de óleo

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), começou uma campanha em estabelecimentos comerciais com foco em lanches, restaurantes e oficinas mecânicas, por consumirem e/ou comercializarem uma quantidade capaz de causar possíveis problemas na rede coletora de esgotos, sobre o descarte consciente do óleo de cozinha e do óleo lubrificante.

O descarte incorreto do esgoto na rede pode causar diversos danos no encanamento, pois quando em contato com a água e outros compostos acabam se solidificando e causando prejuízos significativos às tubulações, como as obstruções, que podem ocasionar também o mau funcionamento das Estações de Tratamento, assim como, transbordamento em períodos de chuva ou de cheias.

Por meio da gerência técnica de esgoto foi identificado inconvenientes desta ordem em alguns bairros. Dado a isso foi iniciada uma série de visitas educativas a estes locais com o intuito de alertar e saber como era realizado o descarte desses compostos.

Segundo o engenheiro Sanitarista e Ambiental, Jorginey Araújo, a priori, essa ação do Saerb pretende alcançar dezessete bairros da capital.

“Inicialmente, iremos visitar vinte e três empreendimentos que estão distribuídos em dezessete bairros.” ressalta.

Além de conscientizar a população, o Saerb tem o objetivo de interromper o recebimento de aproximadamente novecentos litros de óleo na rede coletora de esgoto.

“De acordo com os trabalhos de campo, realizados nos 23 empreendimentos catalogados, o objetivo inicial era inspecionar e coletar dados das caixas de gordura e caixas separadoras com encaminhamento para rede pública coletora de esgotos. Com isso, foi possível estimar a carga de óleo de cozinha e/ou óleos lubrificantes descartados na rede “, finaliza o engenheiro.

A prefeitura tem se empenhado em atender a população, a fim de instruí-la e promover conscientização sobre o descarte adequado de óleo. O objetivo principal dessa ação é proteger o meio ambiente e garantir a saúde pública.

Por Assessoria

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO