O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre emitiu nesta quarta-feira, 28, novas orientações à população sobre os cuidados essenciais para proteger a saúde durante uma temporada de queimadas, que agrava a qualidade do ar e reduz a umidade, trazendo riscos relacionados à saúde pública.
Segundo Marcos Malveira, coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes), as medidas preventivas são fundamentais, especialmente para grupos de risco como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
“Em primeiro lugar, é importante saber que a fumaça e a baixa umidade do ar podem causar vários problemas de saúde. A fumaça contém partículas finas que podem irritar os olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias como asma e bronquite. Já a baixa umidade do ar pode ressecar as vias respiratórias e a pele, além de aumentar o risco de infecções respiratórias. Pequenos cuidados fazem uma grande diferença na sua saúde e bem-estar”, explicou Malveira.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, reforça a importância das medidas preventivas e envolve o apoio do Ministério da Saúde no monitoramento e orientação da população. “Além dos esforços de combate ao fogo, é fundamental que a população esteja orientada sobre como se proteger, evitando, dentro do possível, a exposição a poluentes. Estamos alinhados com as recomendações do Ministério da Saúde, que destacam a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos, reduzir o tempo de exposição e usar máscaras adequadas”, afirmou.
O Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas para proteger a saúde da população:
Aumentar a infusão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e protegidas;
Reduzir ao máximo o tempo de exposição ao ar poluído, permanecendo em locais ventilados, com ar condicionado ou purificadores de ar;
Manter portas e janelas fechadas durante os horários com concentrações elevadas de partículas;
Evitar atividades físicas nos horários de maior concentração de poluentes e entre 12h e 16h, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas;
Utilizar umidificadores de ar dentro de casa para aumentar a umidade do ambiente. Alternativamente, pode-se colocar bacias com água ou toalhas molhadas em locais estratégicos;
Usar máscaras do tipo cirúrgico, pano, lenços ou bandanas para reduzir a exposição a partículas grossas. Máscaras respiratórias tipo N95, PFF2 ou P100 são recomendadas para a população em geral para proteção contra partículas finas;
Grupos de riscocomo crianças menores de 5 anos, idosos e gestantes devem redobrar a atenção e procurar atendimento médico ao menor sinal de dificuldade respiratória.
Pessoas com problemas cardíacos, infecções, imunológicas, entre outros, devem:
Procure atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento;
Manter medicamentos e itens prescritos pelo médico profissional disponível para o caso de crises agudas;
Buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises;
Avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas.
Essas orientações visam minimizar os impactos negativos da fumaça e da baixa umidade, promovendo a saúde e o bem-estar da população acreana durante este período crítico.