A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou, na noite desta quinta-feira, 29, no estádio Arena da Floresta, ação de conscientização sobre o enfrentamento às práticas de violência contra a mulher durante a partida entre Rio Branco e São Francisco, válida pelo Campeonato Acreano 2026. A iniciativa utilizou a visibilidade do evento esportivo para ampliar o alcance das mensagens de prevenção, divulgação de informação e de incentivo à denúncia.

Dentro de campo, o Rio Branco venceu o São Francisco por 6 a 0, resultado que marcou a maior goleada da competição até o momento. Paralelamente ao jogo, a Semulher conduziu a campanha de conscientização, associando o esporte à responsabilidade social e à construção da cultura de paz. A atuação da Semulher integra a estratégia de levar políticas públicas para espaços de circulação social, como o futebol, que mobiliza públicos diversos.

“Levar a pauta do enfrentamento à prática de violência contra a mulher para eventos esportivos amplia o alcance da mensagem e contribui para a conscientização da sociedade. O futebol também é um espaço de diálogo e responsabilidade social”, reforça a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

“Eu acho interessante usar o futebol como meio de divulgar essa campanha, porque a gente mora no Brasil, então o futebol é uma arma de mudança social, não só um esporte. E mostrando isso mais vezes para as pessoas se conscientizarem mais, ver mais. A médio e a longo prazo, isso vai trazer mudanças na sociedade”, afirmou o torcedor Gustavo Maia.


