Menu

Secretário destaca importância do Fórum de Turismo para valorizar cultura

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Rio Branco, coronel Ezequiel Bino, destacou em entrevista na manhã desta segunda-feira, 15, a relevância do I Fórum Municipal de Turismo: Interfaces do Turismo e Sustentabilidade, que será realizado no dia 18 de setembro, no Palácio da Justiça. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre sociedade civil, poder público e setor produtivo sobre os desafios e oportunidades do turismo sustentável na capital acreana.

Segundo o secretário, o turismo é uma das principais engrenagens para movimentar a economia local.“A gente costuma dizer que o turismo é o maior PIB do mundo. Através do turismo a gente consegue democratizar o desenvolvimento econômico. Desde aquele pipoqueiro, transporte por aplicativo, táxi, hotel, enfim. O turismo é um movimento, uma rede enorme de serviços. Quando essas pessoas vêm a Rio Branco, vêm ao estado do Acre, vêm aqui, vêm consumir também, vêm a negócios, vêm conhecer a cidade, o estado, e deixam aqui um pouquinho dos recursos e isso faz a economia girar”, explicou.

O Fórum Municipal de Turismo, primeiro a ser realizado na cidade, tem a proposta de reunir diferentes setores da sociedade em torno da construção de metas comuns.“A gente quer fazer uma discussão com todos, com a sociedade em geral, mas especialmente aqueles que tratam o turismo aqui na nossa cidade. Daquilo que a gente pode fazer para avançar ainda mais nesse objetivo, trazer todos para uma discussão e traçar objetivos em comum para melhorar ainda mais o turismo na nossa cidade”, reforçou Bino.

Questionado sobre a posição de Rio Branco em relação a outras capitais do Norte, o secretário destacou que cada local tem suas peculiaridades. “É uma briga saudável, cada um querendo vender o seu peixe. Porto Velho, Manaus, Belém são cidades maiores, mais estruturadas em relação ao turismo, mas Rio Branco não deixa nada a desejar. Aqui é a terra do Chico Mendes, que levou o nome do estado para todo mundo, e temos vários atrativos. Nossa rede hoteleira está sempre cheia, graças a Deus, está ali em 75%. O que a gente quer é que as pessoas que vêm aqui, muitas vezes só de passagem, conheçam um pouco melhor a cidade e quem sabe voltem só para conhecer Rio Branco”, destacou.

O secretário também citou iniciativas voltadas a preparar a cidade para receber bem os visitantes. “Se o nosso turista for hoje ao Parque Chico Mendes, ele vai ter internet gratuita. Se ele for ao Lago do Amor também tem, se for à Praça da Revolução, se precisar pegar ônibus no Terminal Urbano também. Esses espaços todos estão com internet gratuita para receber bem as pessoas que nos visitam”, afirmou.

De acordo com Bino, o fórum já conta com cerca de 100 inscritos e terá programação ao longo do dia 18 de setembro. “Vai lá no site da Prefeitura, você vai encontrar um QR Code para fazer a sua inscrição. Nas redes sociais também. Vamos ter uma manhã e parte da tarde muito proveitosa com pessoas daqui e de fora. E o mais importante é, ao final, a discussão interna de como a gente faz para melhorar o nosso turismo na nossa cidade. Nós já estamos com 100 inscritos, quase na lotação máxima, mas queremos reforçar o convite para que as pessoas que ainda não se inscreveram venham e participem. Rio Branco não tem praia, mas tem outras coisas muito valiosas: a nossa cultura, a nossa comida”, concluiu.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS