sábado, 20 abril 2024 - 21:52
spot_img

Secretários de Fazenda encerram o ano com debates sobre o cenário fiscal brasileiro, em MS

Secretários de fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidos, nesta quinta-feira, 7,  em Mato Grosso do Sul, para a 43ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). A Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) participa do evento, que marca o último encontro do colegiado em 2023.

O secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, está acompanhado do secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes, e do representante da Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Cotepe/ICMS), Breno Caetano.

O encontro traz debates e deliberações sobre pautas importantes do cenário fiscal brasileiro, pesquisas em andamento e tratativas com os poderes Legislativo e Judiciário. Foto: Carla Abad/Comsefaz

“Nesses encontros, as discussões e decisões norteiam nossa atuação em cada ente. São de vital importância para a tomada de decisões que afetam diretamente as finanças públicas nacionais e estaduais e, consequentemente, os serviços públicos que são ofertados aos cidadãos, pois é por meio da arrecadação e financiamento, por meio dos tributos, em especial”, disse Freitas.

O evento traz debates e deliberações sobre pautas importantes do cenário fiscal brasileiro, pesquisas em andamento e tratativas com os poderes Legislativo e Judiciário:

  • Contribuição de representação institucional para o exercício de 2024;
  • Ingresso de combustíveis na Zona Franca de Manaus;
  • Avaliação de impacto dos incentivos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para estados;
  • Análise comparativa internacional da solidariedade fiscal brasileira;
  • Cooperação técnica para a troca de informações em operações interestaduais entre as secretarias de Fazenda;
  • Tributação do programa Remessa Conforme;
  • Regulamentação das transferências de mercadorias entre mesmo estabelecimento.

A programação se estende até sexta, 8, com a realização da 191ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Em pauta, estarão propostas de convênios, benefícios fiscais nas áreas de alimentos, agricultura, combustíveis, energia elétrica, saúde e medicamentos e transportes, entre outras.

A ocasião conta ainda com o lançamento da 7ª edição da Revista Comsefaz, com reportagens especiais com foco no debate sobre a reforma da tributação sobre o consumo. A publicação traz uma matéria especial sobre a compreensão da função socioeconômica do tributo e o Programa de Educação Fiscal, lançado pela Sefaz do Acre em setembro.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO