terça-feira, 23 julho 2024

Sema e Imac levam ações educativas a estudantes de escola na APA do Lago do Amapá no Dia Nacional da Educação Ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) levaram, nesta segunda-feira, 3, o Circuito Ambiental, com atividades educativas em formato de jogos, dinâmicas e exposição, para estudantes da Escola Estadual Ruy Azevedo, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Amapá, em Rio Branco. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta data.

Em 3 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Conforme a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o objetivo central é sensibilizar os estudantes sobre a importância de preservar e conservar a natureza, principalmente pela vivência e proximidade com a Unidade de Conservação Estadual.

“As crianças e jovens aprendem de forma lúdica sobre temas essenciais para uma geração que passa a agir pela conservação e preservação dos recursos naturais para o futuro. É um trabalho integrado entre a Sema, o Imac, e as comunidades e escolas que recebem as nossas ações”, detalhou a gestora.

Foram ofertadas cinco atividades, em salas separadas, durante todo o dia. Entre elas estão o “Tapete Caminhando pelo Acre”, que cria uma trilha para ensinar curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais; exposição de vídeos e fotos; o jogo “Teia da Vida”; e a Dinâmica Mata e Roçado.

A ação é executada pelas equipes da Educação Ambiental, Departamento de Unidades de Conservação da Sema e Educação Ambiental do Imac.

Maria Quitéria ao lado do filho, o estudante Maxuell. Foto: João Raphael Gomes/Sema

Educação Ambiental que encanta

Maria Quitéria da Silva é mãe de dois estudantes da escola, uma menina de 7 anos e um menino de 16. De acordo com ela, atividades como essas são de grande importância para o crescimento dos filhos, no que diz respeito à consciência ambiental.

“O Dia da Educação Ambiental e o do Meio Ambiente não deviam ser comemorados em apenas um dia. Devemos ter essa consciência o ano todo, estarmos com os olhares voltados para a natureza sempre. Minha filha também tem olhado mais as questões relacionadas a árvores, ao lixo, meus dois filhos estão mais com essa visão. Morar aqui em uma APA e ter consciência ambiental é fundamental, porque a gente cria mesmo esse amor pelos animais, pelo meio ambiente”, afirmou.

Professora Leila Araújo, que também é coordenadora da Escola Estadual Ruy Azevedo. Foto: João Raphael Gomes/Sema

A professora Leila Araújo, que é coordenadora de Ensino da escola, disse que na instituição há um projeto sobre o meio ambiente. Ela afirma que como a escola está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a temática precisa ser difundida ainda mais.

“O meio ambiente deve ser trabalhado todos os dias. Sabemos que as crianças podem difundir a informação de tudo o que aprendem. Elas são como uma flecha que acerta o alvo, porque você trabalha aqui e a criança corre para casa, já vai falar para o pai, mãe o que ela estudou. Então, essa parceria com a Sema e o Imac só veio a engrandecer. Hoje aqui vocês trouxeram ações maravilhosas, inovações. Os alunos gostam dessa coisa criativa, lúdica. Está sendo para a gente um dia muito especial, de poder estar aprendendo com vocês”, afirmou.

Ações foram realizadas em escola localizada na APA Lago do Amapá. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Dia Nacional da Educação Ambiental

Educação ambiental atua na sensibilização de crianças, jovens e adultos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

O Dia Nacional da Educação Ambiental foi instituído pela Lei nº 12.633, marcando os 20 anos da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Atualmente, a data serve para lembrar da importância das ações educativas sobre a temática ambiental.

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER