A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou uma reunião com o Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres com o objetivo de apresentar as pautas relativas aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, uma campanha anual de conscientização. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 7, na sede da Semulher, em Rio Branco.
Os 21 Dias de Ativismo é uma campanha que acontece anualmente e conta com uma série de atividades voltadas à sensibilização da população e ao fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres. Durante a reunião, foram discutidas ações estratégicas de divulgação, parcerias com organizações sociais e eventos de mobilização que devem envolver diferentes setores da sociedade acreana.
A gestora da Semulher em exercício, Joelda Pais, ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade e do poder público na luta contra a violência de gênero. “Precisamos de uma atuação integrada, com a participação de todos, para conseguirmos promover mudanças reais e garantir um ambiente seguro para as mulheres em nosso estado”, afirmou.
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher inicia, oficialmente, no dia 20 deste mês de novembro, com ações programadas até a primeira quinzena de dezembro. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, ocorre justamente no início da campanha, que, inclusive, tem uma atenção maior à mulher negra, que sofre uma dupla vulnerabilidade no âmbito da violência de gênero.
Estiveram presentes representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), das secretarias de Estado da Casa Civil (Secc), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (Sesacre), de Educação e Cultura (SEE), da Fazenda (Sefaz), de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), do Meio Ambiente (Sema), de Obras Públicas (Seop), de Turismo e Empreendedorismo (Sete), da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), entre outras autoridades.