Menu
segunda-feira, 16 setembro 2024
domingo, 08 setembro 2024
spot_img

Senado aprova o projeto “Combustível do Futuro”. Veja o que muda.

Seguindo a tendência global em direção a uma economia de baixo carbono e à descarbonização da matriz energética, o Senado aprovou o projeto “Combustível do Futuro” (PL 528/20). O projeto estabelece, entre outras iniciativas, programas nacionais para o diesel verde, combustível sustentável para a aviação e biometano.

Uma mudança significativa proposta é o aumento da mistura de etanol na gasolina, que passará de 27% para 35%. Além disso, há previsão de elevar a mistura de biodiesel no diesel, podendo atingir até 25% em 2031.

Essas alterações serão submetidas à avaliação técnica do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que decidirá sobre a viabilidade dos novos percentuais.

Para o setor aéreo, o texto propõe o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em voos domésticos. A meta é que, a partir de 2027, as empresas aéreas utilizem combustível sustentável, começando com uma redução de 1%, e alcançando 10% em janeiro de 2037.

Após receber emendas no Senado, o projeto agora retorna à Câmara dos Deputados para nova votação.

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER