sexta-feira, 12 abril 2024 - 20:23
spot_img

Senador Petecão quer ciclovia ligando Bujari a Rio Branco

O senador Sérgio Petecão (PSD) se reuniu com o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fábio Nunes, onde foram tratados temas acerca da infraestrutura da BR-364 e do projeto que prevê a criação de ciclovia que ligará o município de Bujari à capital Rio Branco.

Segundo o senador, dada a proximidade entre os municípios, existem diversos ciclistas que fazem o trajeto com frequência – seja a título de lazer ou necessidade de locomoção. “É comum vermos ciclistas indo e vindo por aquele trajeto. Acredito que uma ciclovia ligando Bujari a Rio Branco daria segurança e mais conforto para quem desejar realizar o trajeto pedalando, em um ambiente projetado apenas para o trafego de bicicletas”, disse o parlamentar.

A bicicleta está se tornado cada vez mais uma opção de transporte nas grandes e pequenas cidades por diversas razões e apresenta aspectos positivos. A ideia de Petecão é possibilitar melhor condição para o trânsito de pessoas que não dispõe de veículos automotores ou que optam pela bicicleta como meio de transporte, além daqueles que usam o veículo para atividade desportiva.

“Inúmeras cidades estão investindo em ciclovias e a constatação vem com a redução de engarrafamentos, possibilidade de ir e vir para quem não possui carro, diminuição considerável da poluição, além de bem estar e condicionamento físico para os adeptos ao esporte”, afirmou Petecão.

Ainda acerca da reunião com o DNIT, Petecão tratou sobre o plano de ação do departamento para manutenção e reforma da BR-364, que corre o risco de ser fechada por falta de condição de trafegabilidade. Um recurso no valor de R$ 30 milhões foi destinado e servirá para reformas na via. Segundo o DNIT, já foi realizado um processo de licitação e assinatura de contrato com a empresa responsáveis pelas obras.

Petecão se colocou à disposição do departamento para buscar novos recursos para que a BR passe por reformas e mantenha-se em boas condições. E o mais importante, que não seja fechada, isolando extremos do estado do Acre.

O DNIT informou ainda que um Núcleo de Apoio Administrativo será instalado na cidade de Cruzeiro do Sul e Brasileia. A ideia é possibilitar uma melhor cobertura das atividades do DNIT quanto às necessidades de infraestrutura na região.

O Núcleo de Cruzeiro do Sul já está aprovado. O diretor executivo informou que uma unidade do DNIT foi desativada em Santa Catarina e será transferida para o município. O mesmo acontecerá, em breve, em Brasileia.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO