Menu

Sesacre realiza ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1° de outubro, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nesta sexta-feira, 25, o Projeto Vida Ativa, que leva ação de lazer e promoção à saúde para a população idosa.

O projeto busca sensibilizar a sociedade para o impacto do envelhecimento populacional e reforçar a importância de garantir que as pessoas idosas envelheçam com dignidade, autonomia e plena participação social.

Projeto busca sensibilizar a sociedade para o impacto do envelhecimento populacional. Foto: Alice Leão/Secom

A assistente social e coordenadora do Núcleo Estadual de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre, Elenilde de Andrade, conta que aproximadamente 200 idosos participam das ações, e neste evento foram convidados 150 participantes: “Hoje, nós estamos na década do envelhecimento saudável e, em alusão a este dia, estamos fazendo uma ação de lazer com os grupos de convivência do idoso, que vieram de toda a capital, em parceria com o Sest/Senat e Secretaria de Saúde de Rio Branco”, pontuou a gestora.

Elenilde de Andrade conta  que aproximadamente 200 idosos participam das ações, e neste evento foram convidados 150 participantes. Foto:Alice Leão/Secom

Realizada no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a programação contou com momentos de descontração e integração, como alongamento, show de talentos, aula de hidroginástica, forró e com ação de saúde, sendo feita aferição de pressão, glicemia e testes rápidos.

Antônia Pinto da Silva, 76 anos, conta que veio do bairro Universitário participar das ações. Foto: Alice Leão/Secom

Antônia Pinto da Silva, 76 anos, conta que veio do bairro Universitário participar das ações. “É importante participar dessas atividades, pois fazem muito bem para a saúde. Eu sou uma pessoa assim: gosto de fazer minhas coisinhas e sou participante do grupo. Quando chego e tem essas coisas, eu fico muito animada, esperando coisas boas, pois estamos aqui para nos divertir”, afirmou.

Raimundo Silva, 76 anos, veio do bairro Mocinha Magalhães junto com sua esposa para prestigiar o evento. Foto:Alice Leão/Secom

“Se tiver um forrozinho, ainda é melhor”, conta o aposentado Raimundo Silva, 76 anos, que veio do bairro Mocinha Magalhães junto com sua esposa para prestigiar o evento: “Todas as [ações ]que tem a gente participa, eu e minha esposa. É muito importante, porque tira a gente do estresse nessas coisas. E aqui a gente tem amigos, e conhecemos muitas pessoas nesses eventos”, expressou.

Diretora do Sest/Senat, Daniele Vale, destaca parceria. Foto:Alice Leão/Secom

A diretora do Sest/Senat, Daniele Vale, destacou: “Essa ação é de fundamental importância, principalmente a parceria do Sest/Senat com o governo, representado pela Sesacre, para que a gente possa unir esforços para possibilitar ações e atividades que tragam mais qualidade de vida para esses idosos. Nós não só costumamos apoiar, como também desenvolvemos muitos eventos nesse mesmo contexto”, frisou a diretora.

Em parceria com a Sesacre, estiveram presentes os representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC, da Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi) e da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS