Com o objetivo de impulsionar o setor fotovoltaico no estado, o Sebrae no Acre realizou nesta terça-feira (17), o 1° Fórum de Energias Renováveis do Acre. O evento, idealizado junto ao Polo de Energias Renováveis do Rio Grande do Norte, aconteceu no auditório do Instituto de Energia Sustentável e Inovação – eAmazônia.
Organizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Senai, eAmazônia, Suframa e ABSolar, o fórum contou com palestras e conteúdos valiosos para o desenvolvimento de soluções energéticas limpas, abrangendo as áreas técnicas, de pesquisa, comércio e do consumidor final, e reuniu empresários, investidores, estudantes e representantes das instituições parceiras.
Além do impulsionamento, a iniciativa do Sebrae visa disseminar conhecimento, compartilhar experiências e fornecer suporte qualificado aos empreendedores interessados em investir no mercado, atuando na construção de um ambiente que favoreça a criação e o desenvolvimento de negócios sustentáveis.
A analista do Sebrae no Acre, Rosa Nakamura, destaca que este encontro é o passo inicial para desenvolvimento do projeto de energias fotovoltaicas no estado. “O fórum é o marco inicial para desenvolvimento do nosso projeto. Já nos reunimos com os parceiros e organizamos a primeira agenda, que conta com as diretrizes e objetivos para implantação do Programa de Energias Renováveis do Acre”.
Para a gerente do Polo de Energias do Sebrae RN, Lorena Roosevelt, o Acre possui grande potencial para expansão da energia solar. “Nosso papel, enquanto polo, é de contribuir para que todos os atores que possam facilitar o desenvolvimento de energias renováveis, tanto na regularização, quanto no financiamento, logística, infraestrutura, para que o façam e ofereçam o melhor produto ao consumidor final e para as empresas prestadoras de serviços.”
Estiveram presentes, prestigiando o evento e representando o Poder Legislativo e o Senado, o deputado estadual Eduardo Ribeiro e o senador Sérgio Petecão.
Segundo a palestrante e pesquisadora do eAmazônia, Caroline Vieira, o instituto tem como objetivo, atuar e apoiar todos os projetos inclusos na cadeia produtiva do setor fotovoltaico e sustentável. “Todos os nossos projetos visam atender não só atender o mercado de energias, mas também o de sustentabilidade.