sexta-feira, 24 maio 2024 - 18:23
spot_img

TJAC participa de projeto de incentivo à leitura para adolescentes do socioeducativo

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participou da segunda edição do programa “Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Leitura”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude de Cruzeiro do Sul, Mateus Santini, representou o Judiciário Acreano.

Santini realizou a mediação do Painel: “Literatura e do direito de adolescentes à participação: desafios e práticas” e destacou que: “o evento foi uma oportunidade de ampliar a relevância da literatura como ferramenta de transformação social, além de fomentar a leitura enquanto um direito humano universal associado a outros direitos.”

Para ele, “a efetivação desse direito se fortalece através do fomento às múltiplas manifestações culturais e artísticas que utilizam da letra e da palavra como forma de comunicação e expressão de diversos aspectos da condição humana, ” finaliza o magistrado.

Os servidores das comarcas e unidades socioeducativas de Rio Branco e Brasiléia também participaram das ações. O tema desse ano “Manifestações literárias e participação juvenil” teve como público-alvo adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, atores do sistema de Justiça e do sistema de garantia de direitos.

A Unidade Socioeducativa de Brasiléia foi escolhida nacionalmente para uma prática cultural, com um dos adolescentes compondo uma música especialmente para o momento.

Nesta segunda edição, o II Caminhos Literários promoveu a literatura em suas múltiplas formas de manifestação, com participação de autoridades, juízas e juízes, demais atores do sistema de Justiça e garantia de direitos e artistas, além dos jovens e adolescentes em cumprimento de medida nas 27 unidades da federação.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO