sexta-feira, 1 março 2024 - 21:25
spot_img

Trabalho da Prefeitura de Rio Branco no socorro às vítimas da enchente é elogiado por órgãos fiscalizadores

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a vice-prefeita, Marfisa Galvão, acompanhados da diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), do presidente do Tribunal de  Contas do Estado (TCE), Ribamar Trindade, do Ministério Público do Acre (MPAC), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Associação de Magistrados do Acre (Asmac), empresários, secretários municipais e vereadores da capital, visitou o parque de exposições, onde estão abrigadas 465 famílias, vítimas da enchente que castiga a capital acreana há 12 dias, afetando aproximadamente 75 mil pessoas.

A comitiva vistoriou os alojamentos, o refeitório e demais instalações do parque. O prefeito Tião Bocalom comentou sobre a visita.

“O trabalho que a gente se propôs a fazer, desde 2021, quando ganhamos o Prêmio Nacional de Atendimento no Brasil, dessa vez, novamente eu pedi para a nossa equipe: vamos fazer a mesma coisa ou melhor. E acredito que estamos fazendo melhor ainda. É importante que a gente tenha todas as instituições envolvidas, vindo verificar in loco o que está acontecendo”.

Os abrigados recebem atendimento médico, psicológico, assistencial, alimentação completa e balanceada, esporte, cultura e lazer.

Ribamar Trindade, presidente do Tribunal do Contas do Estado (TCE), explicou o objetivo da visita ao parque de exposições: “O nosso grande objetivo foi prestar solidariedade, não só aos desabrigados que estão passando por esse momento difícil, mas também à prefeitura e todos os órgãos que estão aqui reunidos, de mãos dadas, para poder minimizar o sofrimento dessas pessoas. E também fazer o papel do tribunal, que é orientar o gasto público para a gente evitar qualquer desperdício nesse momento”.

O presidente da Asmac, juiz Gilberto Matos, elogiou as instalações do parque, assim como a transparência da gestão. Segundo o magistrado, a atitude da Prefeitura de Rio Branco merece aplausos.

“O prefeito gentilmente nos mostrou toda essa estrutura que foi preparada e ficamos impressionados com a organização e o bem-estar que isso aqui está propiciando a essas famílias. Isso nos passa muita tranquilidade na gestão do prefeito, e essa transparência dele em convidar instituições para virem aqui, conhecerem in loco, tirarem dúvidas é realmente digno de aplausos”.

Gizele Gouveia, representante da Defesa Civil Nacional, reforçou que o modelo de abrigamento em Rio Branco é referência para o restante do país e parabenizou a gestão do prefeito Tião Bocalom.

“Eu volto com mais informações para levar para o restante do país. Parabéns a Rio Branco pelo trabalho”, elogiou.

Por fim, com a vazante que o Rio Acre apresentou desde as primeiras horas desta terça-feira, o prefeito Tião Bocalom explicou como se dará o retorno das famílias às suas casas.

“A gente espera que o rio baixe até a cota de alerta, porque não dá para botar as famílias de volta em suas casas sem que ele chegue na cota de alerta ou abaixo dela, porque se der uma chuva muito grande e voltar a subir novamente as pessoas precisarão voltar a se recolher. É melhor que elas fiquem aqui abrigadas, onde estão sendo bem cuidadas, as crianças têm o seu divertimento. O mais importante é a humanização que a nossa equipe está oferecendo a todas as famílias que sofreram tanto com essa enxurrada e com a enchente do Rio Acre”, finalizou.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO