Abacaxi, banana, mamão, macaxeira, couve, cheiro-verde e muito mais. No espaço externo do Presídio de Tarauacá, uma área foi separada para cultivo de legumes, frutas e verduras. José de Jesus Viana, diretor da unidade, conta que o trabalho desenvolvido pelos detentos tem sido reconhecido como um dos melhores na cidade. “A gente teve uma safra de melancia que foi uma das melhores do município, assim como as nossas verduras. Tudo de excelente qualidade”, destaca.

José de Jesus ressalta que a agricultura tem sido uma forma eficaz de ressocializar os apenados. “A gente tem trabalhado muito em prol disso; aquele preso que quer se ressocializar tem a oportunidade. Quem quer realmente largar a vida do crime e trilhar por outro caminho consegue voltar para à sociedade de forma limpa”, afirma.

O detendo S.C.L. relata: “Eu acho que é uma oportunidade muito boa, porque eu gosto de trabalhar na horta. É um lugar tranquilo e é bom, porque às vezes mando alimento pra minha família e também reduzo minha pena. Graças a Deus, a unidade me deu essa oportunidade pra reduzir minha pena, poder sair e ficar com a minha família”.

O diretor Viana informa que os trabalhos na área da agricultura estão em expansão: “Temos presos que trabalham em parceria com a Associação dos Agricultores de Tarauacá, com um projeto que já está em fase final, de produção de mudas de café”.