À espera da aprovação presidencial, o novo ensino médio propõe aumentar a carga horária anual das disciplinas tradicionais na formação geral básica, como Português, Matemática, Inglês, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto o espanhol será opcional. A implementação das novas regras está prevista para 2025. De acordo com algumas secretarias estaduais de educação, há um esforço para cumprir o prazo estabelecido.
Entenda os itinerários formativos
O novo ensino médio estabelece itinerários divididos em: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. Pela legislação atual, o Ministério da Educação (MEC) é responsável pela elaboração dos itinerários formativos, mas a reforma propõe que essa responsabilidade passe para o Conselho Nacional de Educação, composto por membros da sociedade civil indicados pelo MEC.
Na rede pública, as secretarias de Educação definirão a quantidade de itinerários a serem oferecidos, com a exigência de que cada escola ofereça pelo menos dois. Na rede privada, cada instituição pode decidir como implementar a medida.
De acordo com a reforma, até o final deste ano, o MEC, em colaboração com os sistemas estaduais e distrital de ensino, formulará novas diretrizes nacionais para o aprofundamento das áreas de conhecimento.