Rio Branco sedia nesta quarta-feira, 23, e quinta, 24, o Encontro Estadual de Gestores e Trade Turístico do Acre. A vice-governadora Mailza Assis participou da abertura do evento, realizada na sede da Federação do Comércio do Acre (Fecomercio).

O evento é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).
“O Acre vive um momento especial no turismo, que na nossa gestão tem se tornado mais um potencial econômico. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de seis mil turistas de outros países, especialmente, do vizinho Peru, deram entrada no estado”, afirmou.
“Estamos no rumo certo quando, através de políticas públicas, estreitamos laços de intercâmbio comercial e cultural com os países vizinhos, gerando valor agregado para a economia”, enfatizou. A gestora lembrou ainda que os festivais indígenas e o artesanato acreano tem potencializado a entrada de turistas.

O titular da Sete, Marcelo Messias, disse que o intercâmbio entre gestores municipais, os governos estadual e federal potencializa o turismo no Estado, ressaltando “a importância que os municípios têm de estar inseridos no Mapa do Turismo”.

Messias informou que o artesanato acreano é referência além do Brasil. “Mês passado, levamos o nosso artesanato para uma das maiores feiras da Europa, em Portugal. E hoje nós temos o principal segmento que o mundo procura, a Amazônia. O Acre tem trabalhado nessa direção com o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, que tem sido um grande apoiador”, destacou.
O produtor de café Jorge Souza, um dos expositores, veio de Assis Brasil. Sua plantação fica no km 85 da BR-317 – Estrada do Pacífico. Com uma área de três hectares, envia café para todo o Brasil e promove o turismo rural na propriedade.

“Criamos a imersão no café. Recebemos a pessoa, proporcionamos essa experiência de mostrar como nosso grão é produzido, ao mesmo tempo que ela degusta. Estar aqui hoje é dialogar, trocar conhecimentos e apresentar essa modalidade de turismo no nosso estado, numa região que integra a tríplice fronteira”, destacou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Assis Brasil, Edinês Araújo, destacou a importância do encontro: “Nos [encontros] dos municípios, somos a porta de entrada. Fazemos parte da tríplice fronteira e temos trabalhado para fortalecer o turismo com capacitações para a equipe; fizemos parceria com o Fórum Empresarial, hotelaria, transportes e agências operadoras de entretenimento”.

Representantes do Turismo de municípios participaram do encontro, além da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Acre (Abih), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet).
A programação pode ser conferida em: https://agencia.ac.gov.br/acre-recebe-encontro-de-gestores-e-trade-turistico-com-palestra-do-ministerio-do-turismo-nesta-quarta-feira/.