Menu

O JOGO DO PODER

Por Marcus Bastos

O ANO POLÍTICO COMEÇA PEGANDO FOGO…

Nomeações de Primeiro Escalão definidas na PMRB, eleição da mesa diretora da CMRB, e a pesquisa do Data Control para Governo e Senado em  2026, são os assuntos quentinhos  em qualquer roda política da cidade.

PESQUISA PARA GOVERNO

A pesquisa Data Control para o Governo trouxe números que corroboram o momento político atual. Não é nenhuma novidade a liderança de Alan Rick entre os eleitores. Oficialmente é o único que teve o nome lançado há quase 2 anos. Recentemente Bocalom também se lançou para o governo. Os demais nomes que apareceram são meras especulações. E ainda terão outros nomes que surgirão.

CEDO

Ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão. É bom lembrar que a eleição no Acre ficou bastante profissional. A julgar pelo que ocorreu na última, quando Marcus Alexandre que aparecia imbatível em todas as pesquisas, sucumbiu para Bocalom nas duas últimas semanas. E olha que Bocalom tinha uma rejeição altíssima.

O DONO DO JOGO

Já que o assunto foi tocado, é importante salientar que o apoio do governador Gladson Cameli foi decisivo. E o mesmo continua a aparecer “atropelando” nas pesquisas, tanto para o Senado quanto na avaliação de sua gestão. E olha que é um governo de poucas obras e fraco na geração de postos de trabalho, segundo dados oficiais dos órgãos que avaliam e monitoram o crescimento econômico no Brasil. Mas se a maioria está satisfeita então tudo bem!

JORGE VIANA

Jorge Viana que aparece em segundo para o Governo, logo depois de Alan Rick, talvez seja candidato à uma das duas vagas de Senado. É o que foi revelado por figuras importantes do PT que orbitam no entorno dele.

BOCALOM

Bocalom aparece em terceiro na pesquisa, e segundo o site Acrenews, do Evandro Cordeiro, o mesmo nega que seja candidato ao governo, mesmo com publicações na mídia logo após as eleições. Talvez não tenha gostado do resultado das pesquisas.

MAILZA

Quanto à vice Mailza Assis não ter pontuado bem nas pesquisas, isso é somente um detalhe. A mulher nunca disse que será candidata ao governo. O papel de um vice sempre é ofuscado pelo titular. Entretanto, é importante salientar aos desavisados que há uma enorme possibilidade de afastamento de Gladson Cameli. Seja por decisão judicial via Operação Ptolomeu, ou seja para concorrer ao Senado, Mailza sentará na cadeira e estará com a caneta na mão, cheia de tinta.

MAILZA II

Porventura isso ocorrendo o jogo muda de figura e as pedras se mexerão no tabuleiro. Mailza sendo governadora de fato e de direito passará a ter grande influência sobre o panorama político. Se quiser poderá ser candidata ao governo, ou simplesmente escolher a quem apoiar, ou não apoiar ninguém. Isso somente o tempo dirá. Detalhe: nunca subestime o poder e a força de uma máquina pública.

SEM CANDIDATO AO GOVERNO?

A Coluna não acredita que a esquerda e o PT virá com Jorge Viana disputando o Governo. Mas até o devido momento não se identificou outro nome capaz de concorrer com os que se lançaram. E via de regra a esquerda sempre terá um ou dois nomes para a disputa de Governo. Um pelo PT e outro possivelmente pelo PSOL.

CENÁRIO PARA O SENADO

Quanto à disputa para o Senado a pesquisa expõe a supremacia de Gladson Cameli como preferido do público para uma das vagas com uma vantagem gigantesca. E mais embaixo, uma disputa acirrada entre Jorge Viana, Jéssica Sales e Bittar. A ex deputada federal Mara Rocha reclamou por não ter o nome incluído na pesquisa. Fato que pode ser observado para as próximas.

QUEM VOTA NOS CANDIDATOS DE GLADSON?

A pesquisa não observou para saber da opinião pública se votariam  nos candidatos apoiados por  Gladson para o Governo e para o Senado. Para a Coluna esse é um fato muito relevante e decisivo, como foi na eleição passada.

QUEM SE ARRISCA?

Importante observar esse detalhe para ter a certeza de quais serão os candidatos majoritários de Cameli. Se Nicolau Júnior ou Mailza para o governo, e se Bittar terá realmente coragem de ser candidato ao Senado sem o apoio de Gladson e incentivando Bocalom ao Governo, rompendo a vitoriosa aliança entre  PP e PL em 2024 na capital.

DESCARTADO

Apesar de liderar as pesquisas para o governo, o que a Coluna apurou até aqui é que Alan Rick está longe de ser o candidato apoiado pelo PL e PP, segundo fontes da capital federal do próprio União Brasil, partido ao qual Alan é filiado. O comentário nas rodas é que não passa pelos planos de Bittar e nem de Gladson apoiar Alan Rick para o Governo. Comenta-se que nos próximos dias os seus indicados no governo, que não são poucos, serão exonerados e que no tempo certo este será convidado a procurar outra sigla e abandonar o União Brasil.

É ARTICULADO

Consta inclusive que Alan está ciente do que pode ocorrer. Por esse motivo, já estaria de namorico com o MDB dos cabeças brancas, e com o REPUBLICANOS de Roberto Duarte. Alan não tem nada a perder. Se não vencer a eleição para o governo em 2026, ainda terá mais quatro anos de Senado. É qualificado, articulado, mesmo fazendo oposição ao governo Lula, consegue liberar recursos para Prefeituras e Estado, e ainda consegue trazer ministros do Governo Federal para lhe prestigiar. O cabra é descolado.

PROVA DE FOGO

Mas pra saber se é bom mesmo terá que enfrentar a tropa de Gladson Cameli, o colecionador de vitórias. A disputa de 2026 promete ser interessante. À conferir os próximos capítulos.

RECONHECIMENTO

As nomeações de primeiro escalão da PMRB ainda não estão definitivamente fechadas. Até o retorno das férias de Bocalom esses espaços deverão ser preenchidos. No time do prefeito um nome bastante qualificado é o do professor Ivan Ruff, que ocupou de forma competente a diretoria de Assistência Social. É articulado politicamente, tem sensibilidade humana e sabe resolver gargalos. É desse tipo de profissional que qualquer gestão precisa.

ADRIANO DA FIEAC

Quem assumiu a titularidade como deputado federal foi o Adriano da FIEAC, na vaga deixada por Gehlen Diniz que assumiu a Prefeitura de Sena Madureira. Adriano terá dois anos para construir a reeleição no mandato. No Acre estará no comando do seu gabinete o articulado e competente Mozani.

O AMOR ESTÁ NO AR.

É a vida privada, mas são pessoas públicas. Bocalom se casou e está em lua de mel, Mailza está em Lua de Mel, Bittar em Lua de Mel. Domingo à noite Gladson parece ter encontrado a sua cara metade. Usou as redes para anunciar seu novo amor. Usuários das redes sociais não se contiveram e era o assunto da noite. Que papai do céu cuide dos corações e do emocional desses governantes, para que cuidem bem do nosso povo. Amém!

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img