Menu

Governo do Acre trata da participação de policiais em curso da SWAT nos Estados Unidos junto à Embaixada Americana

Providências necessárias junto à embaixada dos Estados Unidos para a obtenção do visto que permita a policiais acreanos participarem de curso da Swat foram tratadas pelo governo do Acre, por meio da sua Representação em Brasília e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com integrantes do consulado americano.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 15, na sede da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac).

Secretário de Justiça e Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, explicou a importância do treinamento para a segurança no Acre, durante reunião com integrantes da embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, 66 operadores de segurança, entre policiais civis, militares e penais, além de bombeiros, participarão do curso da Swat. Esse curso abrange treinamento em armas e táticas especiais, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, que possui unidades policiais da Swat treinadas e equipadas com armamento pesado.

“É um curso de extrema relevância, onde nossos profissionais serão treinados numa das melhores polícias do mundo e que irá agregar significativamente na vida profissional e na entrega de um melhor serviço de segurança para a população”, afirmou o secretário Evandro Bezerra.

O curso está previsto para março e será ministrado no Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, na Flórida. De acordo com o secretário Evandro, metade da equipe fará o treinamento na primeira quinzena e a outra, na segunda quinzena daquele mês.

Conforme alinhado, o objetivo é que a equipe venha junto entregar os documentos e fazer as entrevistas necessárias para o visto de entrada nos Estados Unidos. Presente ao encontro, o consul da embaixada norte-americana, Antonio Agnone, se colocou à disposição para que a equipe acreana seja atendida da melhor forma. Também foram reforçadas as orientações e documentações necessárias.

Cônsul e chefe da seção consular da Embaixada Norte-Americana, Antonio Agnone, em reunião na Repac que tratou sobre a ida de policiais acreanos para curso nos Estados Unidos. Foto: Wesley Moraes/Repac

Treinamento e mais segurança

Para o secretário de Estado da Repac, Fábio Rueda, investir em treinamento especializado para os policiais significa investir em mais segurança para a população.

“É isso o que o governo está fazendo, reforçando o policiamento, equipando cada vez melhor as nossas polícias e, ainda, oferecendo treinamento, o que aumenta muito o poder de ação de cada policial e potencializa o trabalho conjunto”, afirmou.

Fábio Rueda reforçou que “isso se reflete na segurança do estado e no cuidado com as pessoas, que é o objetivo do governador Gladson Cameli” e destacou o papel da Repac no apoio ao governo em todas as ações de interesse do Acre.

Secretário de Estado da Repac, Fábio Rueda, afirma que investir em treinamento é investir em segurança e que treinamento amplia poder de ação dos profissionais da área. Foto: Wesley Moraes/Repac

O curso está sendo viabilizado em parceria via emenda parlamentar ao Orçamento da União, que foi indicada pelo deputado federal coronel Ulysses.

Mais equipamentos

Em Brasília, o secretário Evandro Bezerra também se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, com quem tratou sobre agenda prevista para o dia 29 deste mês, em Cruzeiro do Sul. O objetivo, afirmou, será a entrega de equipamentos, como armas e munições, além de lançamento de um curso de capacitação para policiais.

A previsão, conforme o secretário, é que em fevereiro também ocorra outra ação no estado, com a participação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS