domingo, 19 maio 2024 - 12:20
spot_img

Acre tem mais de 2 mil aprovados no Sisu e preenche 97% de vagas para edição única

O Acre teve mais de 2 mil aprovados para vagas em cursos de graduação em 2024, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nessa quarta-feira (7). Conforme tabela publicada pelo ministério, foram 2.239 aprovados, o que significa que o estado preencheu 97% das 2,3 mil vagas abertas para a edição única do Sisu.

O levantamento também indicou que foram 24.082 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O número de vagas ofertadas no Acre por meio do Sisu – 2,3 mil – é o 24º em todo o país.

Ainda de acordo com o MEC, 46 cursos ofertaram vagas em Rio Branco e no Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

A instituição de ensino superior destacou ainda que o termo de adesão ao Sisu foi assinado no último dia 27 de dezembro e que o ingresso ocorrerá via edição única. Ou seja, não haverá mais a segunda edição do sistema que tinha anos anteriores, já que este agora é o novo formato de ingresso organizado pelo MEC.

“As vagas disponibilizadas abrangem cursos que iniciarão aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo; contudo, não é permitido aos candidatos escolher o semestre de ingresso”, diz a Ufac.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2024 foi feita com base nas notas do Enem 2023, que foram lançadas em dezembro. Os candidatos que fizeram o exame para fins de autoavaliação, que são considerados ‘treineiros’, não podem participar.

A Ufac pontuou também sobre o ‘bônus regional’, que é um dos métodos de ingresso na instituição. Estudantes que completaram o ensino médio em escolas regulares do Acre, sejam públicas ou particulares, estão elegíveis para o bônus de 15% na nota final do Enem. A condição é aplicada também a estudantes de Guajará e Boca do Acre (AM); e de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã (RO).

Cursos mais concorridos

Os cursos de medicina, direito e enfermagem são os mais concorridos pelos estudantes que pretendem ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac) em 2024. Isto é o que apontou as parciais das notas de corte da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, divulgadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A nota de corte é a menor pontuação exigida para que o candidato fique entre os selecionados e é calculada com base no número de inscritos e de vagas. Ela é divulgada todos os dias, às 0h, entre 22 e 25 de janeiro, último dia do prazo de inscrições, para que os alunos acompanhem as posições em que se encontram e façam os cálculos.

A Ufac destacou que o termo de adesão ao Sisu foi assinado no último dia 27 de dezembro e que o ingresso ocorrerá via edição única. Ou seja, não haverá mais a segunda edição do sistema que tinha anos anteriores, já que este agora é o novo formato de ingresso organizado pelo MEC.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO