terça-feira, 18 junho 2024 - 6:46
spot_img

Artesanato acreano é atrativo com potencial econômico no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O artesanato acreano é um dos atrativos de grande potencial econômico no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco. Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), artesãos locais expõem peças de marchetaria, joias de sementes, folhas de látex, entre outros produtos do artesanato acreano.

Artesanato acreano é atrativo com potencial econômico no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com a exposição, a arrecadação comercial pela parte da manhã desta quinta-feira já alcançou cerca de R$ 6 mil, estima a coordenadora de Artesanato da Sete, Terezinha Messias.

“Aqui nós temos artesanato com as sementes, marchetaria, folhas de cazumbá, que são as folhas de látex, os sapatos do Doutor Borracha, e hoje nós inovamos também com os bombons de cupuaçu. Nós temos uma grande variedade de produtos, inclusive de artesãos premiados, e estamos vendendo bem”, detalhou Terezinha Messias.

Diretoria de Artesanato da Sete, Terezinha Messias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O artesanato acreano carrega um histórico de premiações, entre eles, a artesã Rodney Paiva Ramos, que foi premiada na Escola de Artes de Montevidéu, na Argentina, com uma peça chamada Cores da Mata e que hoje nomeia a marca da artista.

“Sempre participo de eventos e hoje eu trouxe brincos, colares, peças de decoração, tudo fruto de um trabalho com reaproveitamento de madeira que eu faço, confeccionando as joias. E, estamos tendo resultado. O público está vindo comprar”, celebrou Rodney.

Artesã Rodney Paiva Ramos é uma das profissionais premiadas no setor de artesanato. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além de ser ambiente de discussão em diversas frentes amazônicas, a reunião de governadores da Amazônia é uma oportunidade para mostrar o artesanato acreano para visitantes de estados vizinhos, destaca o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ao centro, e equipes da Sete e artesãos. Foto: Neto Lucena/Secom

“O encontro de governadores da Amazônia é extremamente importante, e fizemos questão de montar um espaço para divulgar o nosso artesanato, nossas riquezas e os cuidados que os artesãos têm em fabricar cada peça. É fantástica a história que cada uma tem, e o evento é um boa oportunidade para os artesãos exporem seus trabalhos, não só para o nosso estado, mas para os visitantes que vêm conhecer o Acre”, destacou.

Artesão há cerca de 23 anos, Antônio Kléder transforma produtos e resíduos naturais em joias para demonstrar a viabilidade da sustentabilidade.

Antônio Kléder transforma resíduos naturais em joias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Eu comecei querendo auxiliar na política de meio ambiente, buscando transformar resíduos naturais em joias para comprovar que a sustentabilidade é um caminho real e pode vir a beneficiar muita gente do campo e das florestas. Então, fui galgando alguns degraus na sofisticação dos materiais e hoje tenho um público fiel”, garantiu Kléder.

Artesanato acreano gera renda durante Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Lega reúne secretários de Estado e chefes de poderes, na capital do Acre, Rio Branco, nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12. Entre os objetivos, o evento discute temas amazônicos primordiais como educação, agricultura, meio ambiente, governança fundiária, povos indígenas e cultura e economia criativa.

Visualizações56

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO