sexta-feira, 24 maio 2024 - 18:25
spot_img

Assistência Social de Rio Branco participa de encontro para fortalecer o atendimento do Cadastro Único

Encontro aconteceu em Belém nos dias 26 e 27 de setembro (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad/Suas). O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Belém.

O Procad/Suas, regulamentado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), objetiva estimular a atualização e regularização dos registros unipessoais e promover a busca ativa, prioritariamente das famílias mais vulneráveis, compreendendo as particularidades de cada população, como as pessoas em situação de rua, povos indígenas, crianças em situação de trabalho infantil, pessoas com deficiência e idosos, para sua inclusão correta no Cadastro Único.

A necessidade da agenda se dá em razão da existência de um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único, o que tem permitido a membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, a receber mais de um benefício ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.

Durante os dois dias do evento, os profissionais foram orientados sobre a utilização eficiente do Cadastro Único, além de receberem instruções sobre a administração dos recursos financeiros disponibilizados pelo Procad/Suas.

Dentre os representantes do município de Rio Branco no evento, está o diretor de Assistência Social da SASDH, Ivan Ferreira. Para o gestor, os encontros regionais visam trocar experiências vivenciadas em cada região, e assim, aprimorar a gestão nos municípios.

“Foi um momento de muita aprendizagem junto a outros municípios do Acre e da região norte. Vamos aplicar o conhecimento adquirido no encontro para melhorar o nosso atendimento. A política da Assistência Social vem sendo valorizada e reconhecida na gestão do prefeito Tião Bocalom, e apesar de todas as dificuldades, seguimos avançando. O Procad/Suas é parte fundamental nesse processo, e por este motivo viemos até Belém para cumprir essa importante agenda”, explicou.

Além do diretor de Assistência Social, também participaram do encontro, a coordenadora da divisão do Cadastro Único e Bolsa Família, Lunayra Melo, e a contadora da SASDH, Poliana Tessinari.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO