Menu

COMO O MUNDO GIRA…

O JOGO DO PODER

Por Marcus Bastos
@marcusbastos_ac

 

 

SURPRESAS

Na política, quando a gente pensa que está tudo parado, eis que muita coisa está ocorrendo nos bastidores e os réles mortais alheios à tudo e à todos nada sabem. Aprendi ao longo do tempo que não devemos subestimar nada nem ninguém. Que o diga a vice-governadora Mailza Assis. Quem imaginaria que a mesma chegaria onde chegou e que poderá chegar ainda mais longe?

 

MILAGRES

Na Bíblia tem histórias de fatos que se explicam mera e simplesmente pelo poder de Deus. É o caso de José do Egito. Desprezado pelos próprios irmãos, vendido como escravo, sofreu muito e um pouco mais até ser escolhido para ocupar um cargo Importante saindo diretamente de uma prisão. A mão de Deus age enquanto muitos dormem, debocham, discriminam, duvidam e humilham.

 

O MUNDO GIRA

Deus abomina os que humilham o semelhante, e exalta os oprimidos. Não existe nenhum poder na Terra que não seja concebido sem que seja pela vontade de Deus. A Coluna inicia hoje, contado uma historinha de uma eleição municipal ocorrida há alguns anos no município de Senador Guiomard, localizado a 24 km da Capital Rio Branco.

 

O MUNDO GIRA II

O pecuarista e empresário Celso Ribeiro era o prefeito. O vice era James Gomes, atual ex-esposo da vice-governadora Mailza Assis. Se quisesse, Celso Ribeiro poderia ter continuado com James como seu vice. Sendo verdade ou não, durante a gestão espalhou-se um boato que Celso havia fechado as portas do gabinete do vice (James Gomes). Celso exonerou todos os indicados de James, e passou a hostilizá-lo lhe desprestigiando nos eventos da Prefeitura.

 

UM DIA É DA CAÇA…

O rompimento de Celso com James passou a repercutir de forma negativa para Celso. James sempre foi um sujeito pacato de poucas palavras e com o semblante de um coitado. Logo pessoas passaram a se comover com James que não teve outra alternativa a não ser concorrer com Celso à Prefeitura do Município.

 

O OUTRO É DO CAÇADOR…

Transformado em vítima pelo próprio Celso, James arregimentou a maioria do eleitorado à seu favor, principalmente os evangélicos. O resultado foi favorável à James que administrou a Prefeitura de Senador Guiomard por dois mandatos, e ainda elegeu a irmã Rosana Gomes, atual Prefeita.

 

QUALQUER SEMELHANÇA…

Quem os conhece e acompanhou essa história à época sabe bem o que estou dizendo. Nunca subestimem ninguém. Nos demais municípios do Acre existem muitas histórias semelhantes. Ainda é muito cedo, mas no Vale do Acre essa novela parece está se repetindo não com o mesmo enredo, mas com formato parecido. Estamos falando de Epitaciolândia.

 

NÃO É MERA COINCIDÊNCIA…

No município, o prefeito Sérgio Lopes antecipou as eleições. Segundo se comenta na cidade, o mesmo trancou as portas do gabinete do vice, professor Soares, e exonerou todos os seus indicados. Soares é um sujeito pacato, mas que se identifica com o povão. A atitude do prefeito teve como resultado a entrada do professor Soares na disputa pela Prefeitura de Epitaciolândia. Sérgio Lopes caminhava para ter uma reeleição calma e tranquila.

 

PREVISÕES

O Senador Petecão deu uma olhada na bola de cristal e se antecipou em agilizar o convite de Kassab ao ex-prefeito Marcus Alexandre para se filiar ao PSD para a disputa da Prefeitura de Rio Branco.

 

CASAMENTO

Apesar de dizer que não está certo em qual partido se filiará, o que todo mundo está falando por uma boca só é que Marcus Alexandre irá se filiar ao PSD e que o MDB indicará o vice. Esse namoro de Marcus Alexandre com os dois partidos já está quase virando casamento. Ambas Executivas dos partidos não escondem de ninguém que esse namoro está faltando apenas a filiação para se tornar casamento.

 

CASAMENTO II

Pelo o que está acontecendo, dos noivos divulgarem aos quatro cantos a preferência por Marcus Alexandre; do MDB se indispor com o deputado estadual Jarude e com o vereador João Marcos; do senador Petecão preferir abraçar a candidatura de Marcos e preterir os cargos do governo, que apoiará Alysson Bestene; o que se observa é que o relacionamento está bem avançado. Lembrando que a regra número 1 é que o que for amarrado para 2026 definirá os acordos de 2024, para um bom entendedor já estará formada a chapa desses grupos para ambas as eleições.

 

FENÔMENO

Muita gente não consegue entender a fórmula que o governador Gladson Cameli utiliza para manter a sua popularidade em alta mesmo diante do mais alto grau de denuncismo contra a sua administração, Operação Ptolomeu , etc.

 

FENÔMENO II

O que a Coluna pode dizer é que o que faz de Gladson o governador mais carismático de todos os tempos é o seu jeito de ser. Se apropria muito bem das ferramentas que a tecnologia disponibiliza para entrar no coração das pessoas que o admiram não por administrar, pois este ainda está distante de ser um bom administrador, mas quando o mesmo aparece dando atenção às crianças, idosos, pessoas humildes, comendo farinha, farofa com banana, bolacha, dançando… é isso que faz de Gladson essa persona grata aos olhos da maioria do povo.

 

PAIXÃO

Recentemente em uma entrevista, quando perguntado o que achava do governador Gladson Cameli, o deputado estadual Emerson Jarude não teve papas na língua em dizer
que o considerava um “comediante”. O comportamento de Gladson não nutre em todos o mesmo sentimento.

 

NÚMEROS

Apesar de faltar mais de um ano para o início da campanha para as eleições municipais, pesquisas estão sendo feitas em todo estado. Mas os holofotes estão voltados para Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Enquanto o favoritismo em Rio Branco está sendo para Marcus Alexandre, em Cruzeiro do Sul está sendo para Jéssica Sales.

 

A HISTÓRIA SE REPETE

Quando o deputado estadual Emerson Jarude anunciou que PSD, MDB e PT estão querendo ressurgir a Frente Popular, sendo a Frente Popular ou não, o deputado acertou na análise. A tendência é esses partidos manterem-se unidos, inclusive, para 2026. Derrotados nas últimas eleições, para sobreviverem, estão juntando os “cacos” do que restou. Errados não estão.

 

BOCALOM E OS BURACOS

Não dá pra entender o prefeito Bocalom quando este diz que os cofres da Prefeitura estão abarrotados de dinheiro se o mesmo não está conseguindo resolver os buracos das principais vias da cidade. Se os seus subordinados não estão dando conta do recado o prefeito precisa utilizar a caneta e mexer no time. Afinal, foi eleito para isso, e a população só fala disso nas redes sociais.

 

TIME QUE ESTÁ GANHANDO

Mas a gestão de Bocalom não tem somente gestores atrapalhados, a Coluna faz questão de reconhecer o competente trabalho da Zeladoria, das Secretarias Municipal de Saúde e de Educação.

 

PONTO FRACO

Na Assistência Social, apesar do excelente trabalho e dedicação dos profissionais, todos os dias a Coluna recebe reclamações de comerciantes e transeuntes do Centro da cidade sobre os moradores de rua. São diversas reclamações, desde dano ao patrimônio, furtos, importunação, etc. O assunto requer também atenção da Secretaria de Segurança e Assistência Social do Estado.

 

PONTO FRACO II

Comerciantes e transeuntes pagam seus impostos para ter segurança e os empreendimentos não podem ser prejudicados diante da omissão do poder público. O centro de Rio Branco virou uma Cracolândia, e vai ficar por isso mesmo?

 

 

A opinião do colunista não representa a opinião do Acre Jornal
spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img