domingo, 14 julho 2024

Delegado que indiciou 3 por injúria contra Moraes ganha cargo na Europa

O delegado da Polícia Federal Thiago Severo de Rezende foi designado em 16 de maio para exercer o cargo de oficial de ligação junto à Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial), em Haia, na Holanda, por um período de 2 anos.

Rezende foi o responsável por indiciar a família que hostilizou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em Roma, capital da Itália, em julho de 2023.

Rezende foi designado para a função menos de 1 mês antes de decidir pelo indiciamento do empresário Roberto Mantovani Filho; da sua mulher, Andreia Mantovani; e de seu genro, Alex Zanatta, por calúnia depois de os 3 terem xingado o ministro de “bandido, comunista e comprado”.

A nova função do delegado foi assinada pelo diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, e publicada no DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 719 kB).

A missão de Rezende em Haia é descrita como transitória e será realizada com mudança de sede, transporte da mobília e bagagens. O delegado também tem o direito de ser acompanhado por seus dependentes.

Na publicação, não é informado o salário de Rezende na Europol. O Poder360 procurou a agência, a PF e o Ministério da Justiça questionando sobre o futuro salário do delegado, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O atual salário do delegado também não está disponível no Portal da Transparência.

ENTENDA O CASO

A PF voltou atrás e decidiu nesta 2ª feira (3.jun) indiciar a família que ofendeu o ministro Alexandre de Moraes, do STF em julho de 2023. Thiago Rezende atribuiu aos 3 o crime de calúnia, com o agravante de ter sido cometida contra um funcionário público, em razão das suas funções.

Em fevereiro, a PF havia terminado as investigações sobre o caso. À época, o delegado do caso, Hiroshi de Araújo Sakaki, não indiciou nenhum dos envolvidos.

spot_img

Notícias relacionadas :

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO