terça-feira, 18 junho 2024 - 7:20
spot_img

Dia do Meio Ambiente é celebrado com palestras e feira de produtos sustentáveis no Palácio das Secretarias

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), organizaram um evento especial no Palácio das Secretarias. Realizada nesta quarta-feira, 5 de junho, a programação aberta ao público, contou com palestras informativas e uma feira de produtos sustentáveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, os servidores celebram e aprendem mais sobre a importância da proteção ambiental. Foto: Ascom/Sead

O auditório do Palácio das Secretarias recebeu especialistas renomados, que compartilharam seus conhecimentos e experiências em temas cruciais para a preservação do meio ambiente. Entre os palestrantes estava Erica Kerolaine Mendonça dos Santos, engenheira florestal do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Em sua palestra, Erica destacou a importância da gestão sustentável das florestas. “A ciência florestal nos proporciona ferramentas essenciais para garantir que nossas florestas sejam manejadas de forma sustentável. É vital que adotemos práticas que preservem nosso ecossistema para as futuras gerações,” afirmou.

Especialistas debateram alterações climáticas e seus impactos, destacando medidas práticas. Foto: Ascom/Sead

Além dela, Queren Luna, técnica de Monitoramento da Sema/Cigma, e Júlio Cesar de Negreiros Morais, engenheiro florestal da Sema, abordaram as mudanças climáticas e suas consequências. Eles enfatizaram a necessidade de ações concretas para mitigar os impactos ambientais e adaptar as comunidades locais às novas realidades climáticas.

O evento também destacou a importância do envolvimento individual na preservação ambiental. A servidora e engenheira florestal, Erica Lima, compartilhou suas práticas de sustentabilidade em casa e no trabalho. Na minha casa, restos de verduras e folhas que eu coleto geralmente são compostados nas minhas plantas. Dentro do território acreano, procuro desenvolver trabalhos de desembargo ambiental”, disse, reforçando a importância de pequenas ações diárias para a proteção do meio ambiente.

No hall do Palácio das Secretarias, uma feira de produtos sustentáveis apresentou uma variedade de itens, incluindo sementes, papelão reciclado e óleo vegetal. Os expositores mostraram como esses produtos podem contribuir para uma vida mais ecológica e consciente. Liliane Dobs, empreendedora de biojoias, destacou o papel de sua arte na conscientização ambiental: Quando a gente faz biojoias com sementes, cascas, madeiras, isso vem para que a sociedade tenha conhecimento e a noção da preservação da floresta. E quando você usa uma biojoia, você traz em você o que tem de melhor, que é a terra, a natureza. É fundamental termos essa estrutura baseada na sustentabilidade, na natureza e no futuro”.

As biojoias, também conhecidas como joias naturais ou ecojoias, confeccionadas por empreendedores acreanos, como Liliane, são acessórios desenvolvidos a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza. Foto: Ascom/Sead

O evento promoveu a conscientização e o engajamento dos servidores e comunidade em geral com práticas ambientais responsáveis, em uma celebração significativa do Dia do Meio Ambiente.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO