terça-feira, 27 fevereiro 2024 - 19:25
spot_img

Estado proporciona qualificação profissional para beneficiários de programas habitacionais

Durante a última semana, o estacionamento do Instituto Federal do Acre (Ifac) transformou-se em um ambiente propício para a qualificação de 40 pessoas, por meio da realização de cursos profissionalizantes de culinária, com foco nos ofícios de pizzaiolo e salgadeiro.

Essa iniciativa, promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), e ministrada pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai além do simples aprendizado culinário, sendo uma poderosa ferramenta de empoderamento e desenvolvimento social.

Com uma carga horária de 20 horas, cada curso beneficiou 20 alunos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Idealizada pelo Departamento Social da Sehurb, essa ação concentra-se no bem-estar das famílias beneficiadas por programas habitacionais, proporcionando trabalho social por meio de cursos que visam oferecer formação de qualidade alinhada à geração de emprego e renda para a população em situação de vulnerabilidade social.

Pelas manhãs foi ofertado o curso de pizzaiolo e durante as tardes o de salgadeiro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Temos o compromisso não apenas de acompanhar a situação habitacional, mas também de contribuir ativamente para a construção de um futuro mais frutífero para as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca Talyta Lima, assistente social da Sehurb. “O governo do Acre está empenhado em agir em prol de sua população, e, aqui, estamos capacitando as pessoas para que elas construam o seu próprio futuro”, acrescenta.

“Buscamos ir além, inserindo essas famílias no mercado de trabalho, com oficinas, campanhas e cursos profissionalizantes”, explica a assistente social. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Entre os beneficiados está Maria da Graça do Nascimento, moradora do Bairro Novo Eldorado II, que já participou de outros cursos profissionalizantes de bolos e massas e, essa semana, enriqueceu seu conhecimento com mais essa oportunidade. “Em minha vida, eu nunca tive uma oportunidade e quando essa apareceu, eu abracei e finalmente me encontrei no ramo culinário. Estou sempre procurando aprender”, diz.

Tendo cursado até o oitavo ano do ensino fundamental, Maria encontrou a oportunidade profissional, por meio de cursos culinários do Senai. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ressaltando o valor de bem-estar proporcionado pelo curso, Maria expressa: “Nesses momentos de aprendizado, todos os problemas da vida desaparecem. Estou muito alegre com o conhecimento adquirido e as novas amizades”.

A coordenadora pedagógica do Senai, Luzimar Moura, que acompanhou diariamente a qualificação, exaltou: “Essa é uma parceria valiosa que beneficia muitas pessoas. Trabalho com educação há muitos anos e sempre me emociono ao ver esse potencial de mudança que temos na vida do próximo”.

Luzimar aconselha e agradece o empenho dos alunos: “Coloquem em prática o que vocês aprenderam ao longo da semana. Essa é uma oportunidade de mudança”. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Yasmin Leite, moradora do Conjunto Tangará, também compartilha sua experiência, indo além do potencial profissional do curso. Para ela, esses momentos foram de terapia: “Esse é um ambiente muito acolhedor com pessoas receptivas, interessadas em aprender e ensinar. Essa experiência me deu esperança de dar continuidade ao meu sonho de cursar Gastronomia.”

Recém saída do ensino médio, Yasmin participou do curso motivada por sua mãe, buscando maiores interações sociais fora de casa. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Olhando para o futuro, Yasmin almeja ingressar numa faculdade, aprimorando ainda mais suas habilidades com o apoio do Estado. “Oportunidades como essa nos motivam bastante. Quero um dia ter a capacidade de montar meu próprio negócio, como um restaurante”, destaca.

Em 2023, a Sehurb promoveu 159 cursos, capacitando 2.740 alunos para o mercado de trabalho em áreas de atuação como confeitaria, instalação elétrica, produção de alimentos, entre outras. Foto: Mariana Marrane/Secom

Além do governo do Acre e do Senai, a realização dessa qualificação contou com a colaboração do Instituto Federal do Acre (Ifac), cedendo a estrutura para a realização, e da Caixa Econômica, que atua como parceiro financiador do projeto Minha Casa, Minha Vida, contribuindo para a concretização de iniciativas transformadoras como essa.

Qualificação foi realizada na Carreta do Senai, a qual facilita a realização de ações itinerantes, facilitando a mobilidade das comunidades atendidas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O esforço coletivo não só capacita os participantes para o mercado de trabalho, mas reafirma o compromisso do governo do Acre em construir um futuro mais promissor e inclusivo para todos os seus cidadãos.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO