domingo, 14 abril 2024 - 6:20
spot_img

Estudantes de escolas públicas do estado são empossados como jovens parlamentares na Aleac

Os estudantes eleitos para participar da 3ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA) tomaram posse na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta sexta-feira, 8.

Solenidade de posse dos 24 Jovens Parlamentares Acreanos. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O JPA é uma inciativa da Aleac, em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). São 24 estudantes, eleitos por suas comunidades escolares, que terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um deputado estadual.

Durante a cerimônia também foi formada a mesa diretora, além da diplomação e posse dos novos membros dos Jovens Parlamentares.

O presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, falou em seu discurso que o programa incentiva o envolvimento da juventude em busca de melhor qualidade de vida e desperta o interesse dos jovens pela boa política.

Momento da diplomação dos novos jovens deputados. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O programa dá oportunidade para jovens do ensino médio da rede pública conhecerem o processo democrático e legislativo em uma jornada parlamentar, junto aos deputados do estado do Acre. Os estudantes vivenciam todo o processo eleitoral, desde eleições diretas nas escolas, e assumem o exercício de mandato durante quatro meses.

Além disso, o JPA prepara a juventude para exercer sua plena cidadania, conhecer seus direitos e deveres junto à sociedade em que está inserida.

Representante do Colégio Acreano, Valesca Peralte. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, elogiou o papel do Estado nas relações de poder, enaltecendo a possibilidade de os Jovens Parlamentares ocuparem cargos importantes futuramente, evidenciando a relevância do projeto para o desenvolvimento desses jovens.

A estudante do Colégio Acreano, Valesca Peralte, diz que está sendo uma experiência muito boa e acredita que todos os participantes merecem e podem fazer um excelente trabalho. Diz ainda que reforçará a voz das mulheres na Aleac.

Secretário de Educação, Aberson Carvalho, enaltece a possibilidade de os Jovens Parlamentares ocuparem cargos importantes futuramente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O desembargador Junior Alberto, presidente do TRE/AC, destaca o entusiasmo em abrir as portas da casa legislativa para jovens talentosos, ressaltando a importância do projeto para o estado.

Diferente das edições anteriores, participam do projeto jovens da zona rural e urbana de Rio Branco, além dos representantes das regionais do estado.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO