domingo, 19 maio 2024 - 12:10
spot_img

Governo do Estado coordena estudos estratégicos para enfrentar problemas recorrentes com alagação no Acre

Unindo os esforços dos órgãos estaduais responsáveis pela gestão das áreas diretamente afetadas pelas cheias, ocorreu na manhã da última sexta-feira, 1º, na Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com o objetivo de desenvolver propostas e soluções para enfrentar os recorrentes problemas de alagamento no estado.

Ação conjunta entre secretarias busca soluções para proteger comunidades vulneráveis ​​e reduzir danos causados ​​pelas enchentes. Foto: Assessoria/Sehurb.

A reunião contou com a presença dos titulares da Sehurb e Seplan, além dos secretários e técnicos da Secretaria de Estado de Obras (Seop) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Dentre as estratégias debatidas, foi destacada a importância de identificar novas áreas seguras para a habitação, e a de promover a remoção dos bairros mais afetados para regiões firmes e menos propensas a enchentes.

“Nosso objetivo é coordenar esforços entre Estado, União e Municípios para reduzir os danos causados pelas cheias, que têm sido recorrentes e danosas ano após ano”, afirma o coronel Ricardo Brandão, secretário de Planejamento.

Secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, mostrou os mapas que identificam as zonas de inundações. Foto: Sehurb

Também foi debatida a apresentação de uma proposta ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visando obter recursos e apoio para a implementação dessas ações planejadas. No último dia 25 de fevereiro, o governador Gladson Cameli recebeu a ligação de Góes, que se colocou à disposição para ajudar o Acre neste momento de calamidade.

“Estamos empenhados em buscar soluções e estudos para mitigar os impactos das cheias, conforme determinação do governador. Cada município tem suas peculiaridades, e estamos trabalhando para apresentar propostas definitivas que atendam às necessidades específicas de cada região”, afirma o secretário da Sehurb, Egleuson Santiago.

Secretário de habitação, Egleuson Santiago, esteve nesta quinta-feira, 29, acompanhando o governador Gladson Cameli em visitas aos municípios afetados pela cheia. Foto: Sehurb.

A expectativa é que as propostas sejam apresentadas ao governo federal na próxima semana, com a intenção de buscar o fornecimento dos recursos necessários para a implementação das medidas planejadas. Ainda de acordo com o titular da Sehurb, com esta iniciativa, o governo estadual pretende acelerar o processo e, nesse momento das cheias, garantir o máximo de apoio e recursos para enfrentar esse desafio com eficácia.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO