sexta-feira, 23 fevereiro 2024 - 16:00
spot_img

Governo do Estado prestigia abertura do Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), prestigiou nesta terça-feira, 21, a abertura do Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Rio Branco.

Com o tema “Inteligência coletiva, desafios e perspectivas para formação humana integral na EPT”, o encontro reúne pesquisadores, professores, alunos e servidores da instituição. Além de ser organizado pelo Ifac, o congresso conta ainda com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Autoridades do Executivo e Legislativo, representantes da Federação das Indústrias e Ifac formaram o dispositivo de honra. Foto: Jairo Carioca/Seict

Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a ciência e a tecnologia estão internalizadas na agenda de desenvolvimento do governo. Ao elogiar a parceria com o instituto, Mesquita destacou o trabalho que vem sendo feito pela reitoria.

“A professora Rosana tem se destacado no trabalho de fortalecimento do ecossistema de inovação. Foi uma das parceiras na formulação da Lei de Inovação. Esse é um evento que vai ajudar no desenvolvimento de nossos potenciais, da bioeconomia, enfim, nesse universo de novos conhecimentos que destaca o Acre”, analisou Mesquita.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o Conc&t é um momento de apresentar para a sociedade o que o Ifac tem feito em prol da educação acreana: “É um evento que oportuniza aos nossos estudantes e servidores, como também às pessoas que trabalham com pesquisa científica, a apresentar o resultado das ações e projetos que estão sendo desenvolvidos anualmente. Já estamos em nossa oitava edição e sempre apresentando para a sociedade o que o Ifac tem feito de melhor na ciência, no ensino, na pesquisa e extensão”.

Palestras são ministradas pela manhã até o dia 23, a tarde a programação é no Campus Rio Branco. Foto: Jairo Carioca/Seict

Durante a abertura, o assessor da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira Brasil, anunciou recursos na ordem de R$ 10 bilhões para todo o país, no fomento à ciência e tecnologia. Edward destacou o quanto o estado brasileiro fez em pouco tempo, pelo desenvolvimento científico. “Falamos de pouco mais de cem anos desde a criação da Universidade de São Paulo. Hoje somos a 13ª potência mundial de novos conhecimentos”, destacou o assessor do Finep.

Ainda pela manhã, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à primeira palestra do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, ministrada pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Jefferson Azevedo. O evento, que segue até o dia 23 de novembro, é gratuito e segue com inscrições abertas.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO