terça-feira, 27 fevereiro 2024 - 18:38
spot_img

Idaf apresenta medidas emergenciais contra praga mandarová no Vale do Juruá

Uma situação de emergência fitossanitária está atingindo os produtores de mandioca no Vale do Juruá, devido ao ataque da praga mandarová (Erinnyis ello). A ameaça tem causado preocupações tanto em relação à segurança alimentar quanto à economia dos agricultores da região. Diante dessa crise, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) tomou medidas para auxiliar os produtores locais.

A mandarová é conhecida por sua capacidade devastadora, capaz de dizimar plantações de mandioca em questão de dias.  Foto: reprodução

Ciente da gravidade da situação, o instituto age na busca de conter os danos e apoiar os agricultores da região, por meio da Portaria Idaf n° 528, publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de outubro de 2023. Ela estabelece um mecanismo provisório de aquisição de produtos agrotóxicos específicos para combater a mandarová.

Ataque da praga ocasiona em desfolha total de plantio. Foto: cedida

Mesmo aqueles que não possuem toda a documentação necessária para abrir o cadastro de propriedade junto ao Idaf terão acesso aos recursos necessários para combater a praga. Apenas o cadastro de produtor rural (pessoa física ou jurídica) é necessário, e ele pode ser feito no escritório local do Idaf do município.

A exceção criada pela portaria é temporária e terá validade até o dia 31 de dezembro de 2023. Nesse período, os produtores poderão providenciar a documentação da propriedade e, posteriormente, regularizá-la.

A portaria se aplica exclusivamente à compra de produtos agrotóxicos destinados ao controle da mandarová da mandioca, com o objetivo principal de conter a disseminação da praga e permitir que os agricultores afetados possam recuperar suas plantações.

O Idaf reforça seu compromisso com a segurança alimentar e o bem-estar dos agricultores, e continuará monitorando a situação de perto, oferecendo apoio necessário para superar esse desafio fitossanitário.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO