terça-feira, 18 junho 2024 - 7:06
spot_img

Inauguração do Ambulatório de Oncologia em Cruzeiro do Sul transformará cenário da saúde no Vale do Juruá

Essa iniciativa marca um marco no atendimento aos pacientes com câncer na região, proporcionando não apenas conforto aos pacientes, mas também uma economia estimada em 1 milhão e 300 mil reais para os cofres públicos.

Na manhã desta terça-feira, 19, ocorreu um avanço significativo na área da saúde com o início das ofertas de serviços do ambulatório de oncologia em Cruzeiro do Sul. Essa iniciativa marca um marco no atendimento aos pacientes com câncer na região, proporcionando não apenas conforto aos pacientes, mas também uma economia estimada em 1 milhão e 300 mil reais para os cofres públicos.

A oncologia ambulatorial, dedicada ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer fora do ambiente hospitalar, representa uma mudança fundamental na abordagem do tratamento, aproximando os serviços de saúde do Vale do Juruá. Diane Carvalho, coordenadora regional de Juruá, Tarauacá e Envira, enfatizou que essa medida visa, acima de tudo, proporcionar conforto e melhorar a assistência aos pacientes.

“É um desconforto sair de sua casa, ir para a capital, muitas vezes sem recursos, então trazer esse atendimento aqui mais perto dos familiares já traz mais conforto”, destacou a coordenadora. O profissional responsável pelo atendimento estará presente na região mensalmente, dedicando três dias para atender aproximadamente 90 pacientes em cada visita inicial.

A equipe do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) está em contato com os pacientes que anteriormente se deslocavam para Rio Branco, comunicando a eles que agora suas consultas serão agendadas em Cruzeiro do Sul. No Vale do Juruá, cerca de 250 pessoas fazem acompanhamento de câncer fora do domicílio, enfrentando desafios significativos para obter tratamento adequado.

O gerente regional do complexo regulador, Francisco Paulo, explicou que, antes do ambulatório de oncologia, os pacientes eram encaminhados para Rio Branco, pois não havia essa modalidade de atendimento no Vale do Juruá. Ele expressou a expectativa de que mais especialidades médicas sejam progressivamente introduzidas na região, melhorando ainda mais o acesso à saúde.

A inauguração do ambulatório representa um alívio para pacientes como Maria Nizia Gomes, de 56 anos, que realiza tratamento contra o câncer de mama desde 2022. Anteriormente, os deslocamentos frequentes para Rio Branco eram desgastantes em vários aspectos, incluindo financeiros. Agora, com os serviços disponíveis em Cruzeiro do Sul, a vida dos pacientes será facilitada. Maria expressou sua esperança de que mais serviços, como quimioterapia, sejam oferecidos localmente, facilitando ainda mais o tratamento para os pacientes da região.

Por Juruaonline Texto: Giovanna Paixão

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO