domingo, 14 julho 2024

Mulher em situação de rua dá à luz em terreno baldio de Rio Branco; bebê está na UTI

Equipe do Samu atendeu mulher em terreno baldio na noite dessa quarta-feira (20) — Foto: Arquivo pessoal

Francisca Gomes deu à luz na noite dessa quarta-feira (20) em um terreno baldio do bairro Bosque, próximo ao Hospital da Criança, em Rio Branco. A mulher vive em situação de rua, é dependente química e essa seria a 13ª gravidez dela.

Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ajudar a mulher a ter o filho e a sair do terreno baldio depois, já que o lugar é de difícil acesso.

O bebê está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Bárbara Heliodora por ser prematuro. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Francisca fugiu da maternidade ainda na noite dessa terça.

Na manhã desta quinta, ela voltou e fugiu novamente. As equipes da Abordagem Social fazem buscas por Francisca para ajudá-la.

Bombeiros auxiliaram na retirada da mãe e do bebê do local — Foto: Arquivo pessoal

Bombeiros auxiliaram na retirada da mãe e do bebê do local — Foto: Arquivo pessoal

“A maternidade deu todo atendimento e ela fugiu, já veio duas vezes, mas fugiu. Estamos acompanhando a situação com o Centro POP [Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ] e a Casa Rosa, mas ela é difícil para trabalhar porque não quer ajuda, a gente vem trabalhando no território para ela construir um vínculo. Ela não está querendo”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Rila Freze.

Ainda segundo a secretária, alguns dos filhos de Francisca não resistiram e morreram após o nascimento. Outros são criados por parentes. “Nossa equipe está acompanhando. Ela é conhecido por nós, mas nunca quis ser assistida pelo Centro POP. Ela não fica sempre em situação de rua, se coloca em situação de rua. Agora está em situação em rua, mas, às vezes, ela volta para casa”, lamentou.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que a mulher estava atrás do muro do terreno e não havia portão para entrar. A equipe colocou a mulher em uma maca e a passou por cima do muro.

G1 AC

spot_img

Notícias relacionadas :

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO