sexta-feira, 24 maio 2024 - 18:28
spot_img

Na COP27, Petecão defende compensação ao Brasil por preservar a Amazônia: ”somos muito cobrados”

O senador Sérgio Petecão (PSD), que está em missão especial no Egito, onde representa o Senado Brasileiro na COP27, participa de várias discussões relacionadas à preservação da Amazônia e os impactos das mudanças climáticas no mundo.

Reunido com parlamentares de vários países durante evento voltado às instituições legislativas, o senador questionou a falta de compensações financeiras ao Brasil, por manter a floresta amazônica preservada e garantir ao mundo a estabilidade climática.

“Discutimos as várias dimensões do fenômeno das mudanças climáticas, bem como os efeitos no desenvolvimento sustentável, e como estabelecer justiça no tratamento das mudanças necessárias e seus impactos, principalmente os compromissos ainda não cumpridos pelos países desenvolvidos, em contribuírem com US$ 100 bilhões anualmente, para financiarem de forma sustentável a ação climática, dando prioridade aos países menos desenvolvidos e aos países mais vulneráveis”, explica o senador.

A reunião na qual o senador defendeu os interesses da Amazônia Legal é uma ação da União Inter Parlamentar – UIP junto à COP27, que acontece em Sharrm El- Sheirh, República Árabe do Egito, e reúne centenas de parlamentares representando os Poderes Legislativos de dezenas de países.

Ainda sobre o tema, Petecão afirma que  “isso já foi um acordo firmado em outras COPs e não foi cumprido pelos grandes países, que é a indenização para fazer frente às questões como acidentes, enchentes, queimadas, que isso atinge muito o nosso país, e principalmente a nossa Amazônia, eles nos cobram muito pela preservação, mas qual é a contrapartida dos países ricos nisso?” questiona o senador.

Petecão falou ainda sobre a oportunidade de representar o Senado Federal em mais uma missão internacional. “É com grande satisfação que estou representando o Acre e o Parlamento Brasileiro, dando a minha contribuição nessa conferência, reafirmando aqui o nosso compromisso com os esforços globais para enfrentar esse fenômeno negativo que representa uma ameaça existencial ao nosso Planeta,” conclui o senador.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO