quinta-feira, 29 fevereiro 2024 - 3:06
spot_img

Não use óculos de sol, celular ou binóculos para observar o eclipse solar anular; veja os cuidados

Neste sábado, 14, os céus do Brasil serão palco de um fenômeno astronômico que atrai milhares de olhares curiosos: o eclipse solar anular. Porém, enquanto muitos se preparam para apreciar o espetáculo, especialistas advertem sobre a necessidade de proteção adequada para quem deseja acompanhar o fenômeno.

Sivonei José de Oliveira, oftalmologista no Hospital Angelina Caron, explica os cuidados necessários e quais as consequências que o eclipse pode trazer à visão de quem olha sem a devida atenção. “É compreensível o fascínio que um eclipse gera. No entanto, olhar diretamente para ele, mesmo que por breves momentos, é equivalente a mirar uma lanterna intensa diretamente na retina. A retina é uma delicada camada no fundo dos nossos olhos, responsável por captar as imagens que vemos e enviá-las ao cérebro. Um dano a ela pode comprometer gravemente nossa visão.”

E, para quem pensa que os óculos escuros de uso diário são suficientes, o especialista comenta que é preciso repensar. “Óculos de sol comuns, mesmo os mais escuros, não oferecem a proteção necessária contra os raios ultravioleta emitidos durante um eclipse,” alerta.

Oliveira cita que é importante lembrar que a queimadura da retina é indolor, mas pode causar lesões que vão prejudicar a visão de forma permanente. “Por isso é tão importante a proteção adequada para aproveitar o eclipse solar de maneira responsável.”

Especialista traz quatro dicas para o dia

. Não use chapa de raio-X, óculos de sol, negativos de fotos, insulfilm, celular ou binóculos para tentar observar o eclipse. Até mesmo telescópios, sem filtros protetores especiais, podem ser perigosos.

. Utilize vidro de máscara de soldador 14 ou superior, com observação limitada a 10-15 segundos e descanso dos olhos por 2 a 3 minutos.

. Se possível, recorra a óculos astronômicos específicos para eclipse solar com filtro solar.

. No caso de observação indireta, através da técnica de projeção, use um cartão com um furo para projetar a imagem do sol em uma superfície plana.

Fonte: Talk Comunicação

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO