sábado, 22 junho 2024
spot_img

No Fórum da Indústria da Construção, governador Gladson Cameli e ministro das Cidades discutem desafios e avanços para o desenvolvimento regional

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (Fnnic) começou com energia renovada em seu segundo dia de atividades nesta sexta-feira, 26, em Rio Branco. O evento trouxe especialistas do setor, autoridades políticas e empresários para um diálogo essencial sobre desafios e oportunidades que impulsionam o progresso da construção civil nessas regiões.

Evento reuniu especialistas, autoridades e empresários para um diálogo essencial sobre desafios do setor. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador do Acre, Gladson Cameli, presente no evento, destacou a importância de trazer à tona a realidade e os desafios enfrentados pelas regiões Norte e Nordeste do país. Ele enfatizou a necessidade de investimentos em obras que gerem emprego, renda e desenvolvimento para essas áreas, reconhecendo as dificuldades e ressaltando a importância estratégica da construção civil na Amazônia.

“Estamos aqui para mostrar a realidade enfrentada na Região Norte, onde a construção é um desafio por diversos motivos. Precisamos mudar a legislação, para aderir aos programas federais e resolver a questão. Além disso, as dificuldades logísticas na Amazônia impactam diretamente na construção e obras. É uma realidade única, que requer soluções específicas. Agradeço pela oportunidade de discutir essas questões aqui hoje e seguimos na superação, unidos e melhores”, destacou o governador.

No segundo dia do encontro, foram realizados debates sobre diversos temas, incluindo o Programa Habitacional Federal, inovações nos projetos do Minha Casa Minha Vida, estudos de caso em habitação popular e a visão dos tribunais de contas dos estados sobre obras públicas. Palestras especiais abordaram o desenvolvimento de produtos imobiliários com o uso de inteligência artificial e o papel das associações pró-construção no mercado imobiliário.

Governador Gladson Cameli conclamou união de todos pelo desenvolvimento do Norte e Nordeste no ramo da construção. Foto: Diego Gurgel/Secom

Um dos pontos altos do evento foi a participação, via videoconferência, do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que enfatizou a importância do Programa Minha Casa Minha Vida na realização do sonho da casa própria para milhões de famílias brasileiras. O ministro também destacou os desafios enfrentados e as medidas adotadas para promover o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões do país.

“O programa Minha Casa Minha Vida tem sido essencial para realizar o sonho da casa própria para milhões de famílias brasileiras. Enfrentamos desafios, mas implementamos mudanças cruciais para tornar o programa mais acessível, como o aumento do subsídio e a redução das taxas de juros. É fundamental destacar que não realocamos recursos do Nordeste para outras regiões, demonstrando nosso compromisso com a equidade regional. Estamos focados em promover um desenvolvimento equilibrado em todo o país”, explicou o ministro.

O presidente do Fnnic, Marcos Buarque de Holanda, expressou sua gratidão pelo apoio incondicional do governador Cameli para a realização do evento no Acre. O governador, por sua vez, reiterou o compromisso com o desenvolvimento da construção civil e agradeceu a presença de todos os participantes, destacando a importância dos debates para o progresso social e econômico da região.

Programa Habitacional Federal foi um dos temas mais discutidos entre os presentes. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Este evento é uma oportunidade única para discutir os desafios e avanços do setor em nossas regiões. Agradeço ao apoio incondicional do governador e de todos os participantes por tornarem este encontro possível. Juntos, buscamos promover o desenvolvimento equitativo em nossas regiões”, reforçou o presidente Marcos Holanda.

O Fórum  se encerrou com uma saudação do governador Cameli aos participantes, desejando bênçãos e proteção a todos os envolvidos na busca por soluções para os desafios enfrentados pela indústria da construção no Norte e no Nordeste do Brasil.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO