segunda-feira, 15 abril 2024 - 14:07
spot_img

Onda de calor em setembro eleva consumo de energia em quase 17% no Acre, diz Energisa

Onda de calor em setembro provoca aumento de quase 17% no consumo de energia no Acre — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal

A onda de calor que atingiu o Acre no último mês de setembro provocou um aumento de quase 17% no consumo de energia elétrica, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Energisa, empresa responsável pelo serviço de distribuição de energia no estado.

Conforme o levantamento, em setembro de 2022, foram consumidas no Acre 92.732 megawatts-hora (MWh) enquanto que no mesmo período deste ano foram 108.487 MWh, o que representa um aumento de 15,7 mil MWh no consumo de energia.

Os dados apontam que no dia 27 de setembro deste ano, houve o maior consumo de energia elétrica no mês no estado do Acre, com 4.320 MWh.

Para amenizar o calor, equipamentos como ventilador, ar-condicionado, além de freezers e geladeira são mais utilizados pelos acreanos. Segundo a Energisa, devido às altas temperaturas, esses equipamentos acabam exigindo um esforço adicional para manter mesmo o desempenho de dias mais amenos.

A empresa explica que em períodos de temperaturas amenas, um ar-condicionado, por exemplo, faz uma “força” para diminuir de 35 graus para 23 graus. Mas, se a temperatura ambiente for superior, como os recorrentes picos de até 40 graus registrados no mês passado, o equipamento terá que trabalhar com uma “força maior” para diminuir de 40 graus para 23 graus.

O mesmo ocorre com outros eletrodomésticos, como geladeira, freezer, ou qualquer outro equipamento que afeta na refrigeração de casa.

Dicas para economia

A Energisa recomenda que o consumidor fique alerta e adote o consumo consciente para evitar um impacto forte na conta no final do mês.

Uma das dicas é evitar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, aparelhos na tomada em standby, desligar o chuveiro elétrico ou até diminuir o consumo em uma ou duas horas, podem ser medidas para ajudar na economia de energia.

No caso do ar-condicionado, a dica é não deixar portas e janelas abertas com o equipamento ligado, manter os filtros limpos, colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto e, se possível, prioriza a posição de 23ºC.

Com relação ao ventilador, a dica é deixar ligado apenas quando alguém estiver usando. Segundo a Energisa, deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

No caso da geladeira, o consumidor que quiser economizar deve evitar deixar a porta aberta, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e não colocar alimentos quentes dentro do equipamento.

Além disso, deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira, não forrar as prateleiras, descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente. Outra dica é que a geladeira seja instalada longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol.

G1 AC

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO