terça-feira, 23 julho 2024

PL do Executivo Municipal inclui Círio de Nazaré no calendário turístico de Rio Branco

O prefeito Tião Bocalom recebeu nesta segunda-feira (22), o padre Emanuel Costa, o vereador Samir Bestene, o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino e membros da reitoria da Catedral de Rio Branco.

A pauta em discussão foi o Círio de Nazaré, evento religioso que ocorre na capital acreana a cada mês de outubro há 90 anos. A festa reúne cerca de 25 mil pessoas durante o período de celebração.

O reitor da catedral de Rio Branco, padre Emanuel Costa, explicou que o Círio de Nazaré é importante, pois além do aspecto religioso que é a sua base, é uma atividade que se sustenta sobre o aspecto cultural e social.

“Círio significa caminhar de mãos juntas, sob a luz de velas, a vela é Jesus Cristo. Caminhar de mãos juntas é a comunidade, é a sociedade, é a igreja, são as instituições, né? Então a importância do Círio é porque ele congrega, reúne e transmite valores que edificam.”

O prefeito Tião Bocalom lembrou que Rio Branco foi selecionado pelo Ministério do Turismo entre as dez cidades de destinos inteligentes turísticos do Brasil, agora, é necessário criar um calendário forte na cidade.

“Com um calendário forte de atividades poderemos atrair os turistas, e o Círio de Nazaré, já existe a noventa anos, nunca foi inserido no calendário municipal do turismo, e a partir de agora, a gente começa a inserir.”

A novidade na festa a partir desse ano, já inclusa no calendário acreano, será a antecipação das atividades para o mês de junho, se encerrando no dia 08 de outubro com a grande festa na gameleira, reunindo todas as paróquias.

“Este ano o nosso Círio começará no mês de junho e se realizará com diversas programações, no nível cultural, social e as atividades religiosas que são novenas, missas, quermesses e a grande procissão no dia 8. Nós teremos a visita aos bairros levando serviços sociais”, frisou Emanuel.

O prefeito falou ainda da necessidade de se criar um projeto de lei para oficializar a festa religiosa no calendário cultural da cidade.

“Vamos aprovar uma lei na Câmara, reconhecendo oficialmente o Círio de Nazaré aqui em Rio Branco como sendo uma atividade turística também. É claro que é uma atividade religiosa, mas que também entra no calendário turístico, isso é muito importante daqui pra frente, não fique só na amizade da igreja com o gestor que está aqui, mas que seja transformado num programa onde vai pra dentro do orçamento do município, as ajudas de parcerias que têm que ser realizadas para uma grande festa.”

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER