domingo, 14 julho 2024

Polícia Militar realiza 2ª reunião do Conselho de Ex-Comandantes e Subcomandantes-Gerais

Como parte da programação comemorativa dos 108 anos da Polícia Militar do Acre (PMAC), a instituição realizou nesta quarta-feira, 22, a segunda reunião do Conselho de Ex-Comandantes e Subcomandantes-Gerais da PMAC (CECG). O objetivo do conselho, criado em 2023, é discutir assuntos estratégicos para a Polícia Militar, valendo-se da experiência de comando dos veteranos.

Evento reuniu 12 ex-comandantes e subcomandantes-gerais. Foto: Joabes Guedes/PMAC

O encontro, realizado no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Rio Branco, reuniu, além do comandante-geral, coronel Luciano Dias Fonseca, oficiais do Estado Maior da instituição e 12 ex-comandantes e subcomandantes-gerais, que já estiveram à frente da PMAC ao longo das últimas décadas. O evento foi estendido ao Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET), onde os veteranos puderam ver de perto a experiência educacional da PMAC.

Veteranos visitarm o Colégio Tiradentes, da PMAC. Foto: Joabes Guedes

O coronel Aureliano Pascoal, ex-comandante-geral mais antigo presente no evento, falou da importância do momento e expressou a satisfação de retornar à instituição pelo segundo ano consecutivo, para a reunião do Conselho. Com 74 anos de idade, o oficial comandou a Polícia Militar em 1996, em um período de grandes desafios no campo da segurança pública.

Coronel Aureliano Pascoal foi o ex-comandante-geral mais antigo presente no evento. Foto: Joabes Guedes/PMAC

“Esse conselho foi uma ideia muito boa do Luciano, e espero que os outros comandantes deem sequência. Eu saí da corporação em 1998, e de lá pra cá, a gente foi perdendo contato, foi se afastando. Eu sou o mais antigo dentre esses comandantes aqui, que foram meus comandados, e ver o que a Polícia Militar se tornou graças à contribuição de cada um deles é motivo de orgulho, é uma satisfação muito grande”, afirmou.

Segundo o coronel Luciano Fonseca, o conselho busca valorizar o conhecimento e a experiência dos veteranos, além de resgatar a noção de pertencimento institucional e valorização dos homens que já dirigiram a instituição.

Coronel Luciano Fonseca, atual comandante-geral, presidiu a reunião. Foto: Joabes Guedes/PMAC

Condecorações

Durante a solenidade, o ex-comandante-geral, coronel Ezequiel de Oliveira Bino, e o ex-subcomandante, coronel Atahualpa Batista Ribera, foram agraciados com a Medalha do Reservista, condecoração concedida pela Polícia Militar do Acre aos policiais militares que já completaram seu tempo de serviço ativo e ingressaram na reserva remunerada.

spot_img

Notícias relacionadas :

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO