segunda-feira, 15 abril 2024 - 14:16
spot_img

Policiais penais concluem Curso Operacional Integrado

O Curso Operacional Integrado (COI), oferecido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi oferecido para 80 profissionais das forças de segurança do Estado do Acre. Entre os profissionais estavam 30 policiais penais.

O COI teve início na segunda-feira, 27, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, com instruções sobre armamento, munição e tiro, sobrevivência policial e se encerrou neste sábado, 9, com aulas práticas de abordagem policial, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Alunos reunidos durante instrução. Foto: Daniel Villamor/Iapen

O policial penal Raif Araújo Neto foi um dos instrutores do curso. Ele explicou que Polícia Penal trabalha em várias operações fora do presídio, principalmente as especializadas, como a Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Umep), o Grupo Penitenciário de Ações Especiais (Gpoe), o Grupo de Ações com Cães (GAC) e o Serviço de Operações e Escolta (SOE), que atuam com frequência nas operações de rua. “Quando você tem um treinamento alinhado, diante de um conflito armado, todas as forças já vão saber que protocolos vão seguir, no mesmo alinhamento”, disse.

Policiais reunidos após a conclusão do COI. Foto: Daniel Villamor

A policial penal Elissandra Silva, que participou do curso, destacou que a integração entre as forças de segurança é de suma importância, pois a sociedade só tem a ganhar, além de trazer crescimento profissional. “Nós adquirimos muito conhecimento na área de segurança pessoal, além de podermos tirar algumas dúvidas”, ressaltou.

Momento em que policiais penais treinam abordagem. Foto: Daniel Villamor/Iapen

Tiênio Costa, diretor Operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), esteve presente na conclusão do curso, onde pôde dialogar, incentivar e parabenizar os policiais presentes. “É um momento de suma importância, um curso que vem para agregar, e o nosso intuito é esse, cada vez mais buscar capacitar a nossa polícia. Temos um corpo de instrutores excelente e a nossa missão é essa, buscar cada dia mais treinar essa parte técnica que trabalha a sobrevivência policial.

O diretor aproveitou o momento para agradecer ao governador Gladson Cameli, ao secretário de Segurança, coronel José Américo Gaia e ao presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, que têm buscado, a cada dia, oferecer treinamentos de qualidade às forças de segurança do Estado.

Via Agência Acre

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO