segunda-feira, 15 abril 2024 - 15:08
spot_img

Prefeitura de Cruzeiro do Sul dá posse aos Conselhos de Cultura, Esporte e Patrimônio Histórico

Em um momento inédito que representa a organização dos setores cultural, esportivo e do patrimônio histórico de nossa cidade, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio de suas Secretarias de Cultura e Educação, Esporte e Lazer, deu posse aos três conselhos: de Políticas Culturais,  de Políticas Esportivas, e do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cruzeiro do Sul.

Os conselhos desempenham um papel importante no diálogo entre a sociedade civil e o poder público com o objetivo de gerir os recursos destinados a estes setores da forma mais democrática possível, com ampla participação popular.

“O sistema de esporte tem crescido muito em Cruzeiro do Sul. Este conselho tem por objetivo  melhorar o que já vem sendo feito, buscando sempre a regulamentação e documentação de cada atividade esportiva exercida no município, trazendo uma consolidação do sistema de esporte, fortalecendo cada segmento. Hoje temos quase 20 segmentos organizados a qual iremos dar voz e vez a cada um. Bem como ao esporte paraolímpico em que temos atletas competitivos como a Ritinha e o Edson”, disse José Gomes, presidente do conselho municipal de esportes.

“O Conselho de Patrimônio Histórico é de grande importância para toda a população de Cruzeiro do Sul. É o mecanismo onde a sociedade civil e o poder público se juntam para a preservação e conservação dos espaços e memórias da história de Cruzeiro do Sul. É importante para consolidar nossa história para quem não tem esse conhecimento vamos estar levando para ser valorizado o sentimento de pertencimento, bem como buscar a preservação de espaços culturais como mecanismo de valorização e preservação de espaços e memória”, explica Flávia Vasconcelos, Coordenadora do Departamento e Patrimônio histórico artístico e cultural de Cruzeiro do Sul.

“O papel do conselho é acompanhar a gestão pública esportiva do munícipio criando um plano de trabalho para o esporte de modo participativo, fazendo as escutas esportivas em todas modalidades e segmentos”, disse Rafaine Andrade, Diretor de Esporte de Cruzeiro do Sul.

“Este é um momento importante uma vez que os conselhos municipais em qualquer área sejam do patrimônio, cultura, esporte são o braço direito de qualquer gestão promovendo a fiscalização e realizando as ações e caráter deliberativo. O sucesso que temos presenciado na cultura e no esporte e que agira também iremos sem dúvidas experimentar no patrimônio histórico são o resultado de uma gestão que promove o diálogo com o segmentos que faz cultura e esporte de modo participativo, com a presença da sociedade civil”, disse o secretário municipal de cultura, Aldemir Maciel.

“O prefeito Zequinha Lima deu total autonomia aos conselhos para implementação das políticas públicas do Esporte, Lazer e Cultura e Patrimônio para dar posse a estes três conselhos para ajudar a desenvolver as políticas públicas”, disse o secretário municipal de educação, esporte e lazer, Edvaldo Gomes.

 

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO