A Prefeitura de Rio Branco está desenvolvendo uma ação em saúde em alusão ao dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia de Luta Antimanicomial. A ação está sendo realizada no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS ll Samaúma, no Morada do Sol e, também, na Policlínica Barral e Barral, na Estação Experimental.
O educador físico, Fabiano Rodrigues, do grupo Corpo e Movimento, disse que o principal objetivo desse trabalho é levar qualidade de vida aos participantes, com interação social, para que eles tenham ganhos físico e mental para administrar os sintomas como stress e ansiedade.
“A atividade física praticada de forma regular traz todos esses benefícios. O nosso objetivo é levar a melhora da qualidade de vida dos participantes.”
Essas atividades terapêuticas têm como objetivo mostrar a importância da conscientização sobre os cuidados com transtornos mentais envolvendo a família e a sociedade. É a conscientização do tratamento terapêutico humanizado, sem as torturas do passado, onde pacientes eram confinados em hospitais psiquiátricos sem o tratamento adequado e distante da família.
“A gente veio chamar atenção para o dia 18 de maio que comemora Dia da Luta Antimanicomial, e hoje a gente veio dar atenção aqui no caps sobre esse assunto”, relatou Karen Costa, coordenadora assistencial do CAPS II – Samaúma.