sexta-feira, 1 março 2024 - 20:32
spot_img

Programa Mente Inovadora será implantado na rede municipal de ensino em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, lançou nesta terça-feira (30), o programa MenteInovadora, um método educativo focado no desenvolvimento socioemocional do aluno.

O objetivo é atender 8.615 alunos da rede pública matriculados em 28 escolas com o novo método pedagógico. Para isso, um grupo de 287 professores está sendo capacitado para incluir a metodologia no dia a dia escolar.

Segundo o prefeito, o método inovador já é aplicado em estados que são referência em educação escolar e agora será implementado na rede pública de Rio Branco.

“Cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Maceió, Natal, Palmas, São Bernardo do Campo, Jundiaí, contrataram esse programa e, apesar de não sermos uma cidade rica, todo mundo sabe que Rio Branco é a terceira cidade mais pobre das capitais,  a gente fez questão de investir quase 4 milhões de reais no projeto para podermos trazer essa metodologia, assim como essas cidades grandes.”

Na oportunidade, os alunos tiveram o primeiro contato com o material didático em uma interação entre aluno e mediador.

Segundo o gerente nacional do projeto, Wagner Morales, hoje as crianças estão mais entretidas nos jogos interativos tecnológicos por meio de tela, mas quando são apresentadas aos jogos físicos se tornam novidade para elas.

“Então quando a gente propõe a utilização de um jogo físico na sala de aula, eu continuo dentro da game, só que trago uma novidade, porque a realidade, para esses nossos alunos de hoje do século 21, é a tela, quando eu trago um tabuleiro, ai sim, eu trago algo que não é a realidade deles, isso engaja, traz a possibilidade deles, daquilo que é comum.”

Segundo o aluno, David Luiz,  é algo inovador e muito melhor.

“Eu saio do celular e venho brincar com essas coisas e é muito legal, interagir mais com os colegas.”

A secretária de Educação do município, Nabiha Bestene, diz que o método pedagógico irá envolver toda a comunidade escolar nos desafios da educação.

“Vai influenciar na motivação, enfrentar os desafios da aprendizagem e trabalhar o socioemocional, tanto das crianças, como os dos professores, quanto dos pais e todas aquelas pessoas que estão envolvidas no contexto educacional.”

O prefeito, que também é professor, diz que cada dinheiro gasto na educação de base é um grande investimento para o futuro.

“Eu tenho compromisso como professor, de investir tudo que a prefeitura puder, para a gente melhorar a qualidade de ensino, a qualidade da educação das nossas crianças, da nossa querida Rio Branco.”

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO